CBMPA REALIZA AÇÕES DE DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS FORTES CHUVAS
Publicado: 21 de fevereiro de 2021 - Hora: 12:39

5. CBMPA REALIZA AÇÕES DE DEFESA CIVIL...
CBMPA REALIZA AÇÕES DE DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS FORTES CHUVAS

Na última sexta-feira (19), a força-tarefa do Governo do Estado entregou 850 cestas básicas para as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas em Ipixuna do Pará, região nordeste do estado. O município decretou Situação de Emergência.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel BM Hayman Souza, afirmou que a Defesa Civil do estado está alinhada com todos os municípios que apresentam histórico de enchentes. “Nós acionamos de imediato a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) e o Corpo de Bombeiros Militar para que fossem desenvolvidas as atividades em apoio ao município. Hoje, estamos aqui para fazer a primeira entrega das cestas básicas; ainda irão chegar kits de higiene, colchões e galões de água para que a população possa receber o suporte do Governo do Estado nesse momento tão difícil”, disse ele. As cheias e os estragos causados pelas chuvas impactaram a vida de 850 famílias na região nordeste.

A Defesa Civil Estadual coordenou a mobilização do transporte dos insumos para beneficiar as famílias impactadas em Ipixuna do Pará. Na próxima semana, serão entregues 850 kits de higiene, 3.250 colchões e 1.600 galões de água. Até o momento, 427 famílias da área rural e 223 famílias da zona urbana tiveram perdas parciais; 33 famílias tiveram perda total; 40 estão no abrigo do município. Além de Ipixuna do Pará a CEDEC realiza ações em outros municípios do estado afetados pelas fortes chuvas, casos de Redenção, Eldorado dos Carajás, Marapanim, São João de Pirabas, Pau d’arco, Rondon do Pará, Vitória do Xingu, São Domingos do Araguuaia e Água Azul do Norte. Vários alertas de fortes chuvas com rajada de vento, com potencial alto/moderado têm sido emitidos da Sala de Situação da CEDEC às Coordenadorias Municipais, objetivando ações preventivas de minimização aos possíveis impactos.

ASCOMCBMPA