CBMPA realiza a formatura da turma B do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
Publicado: 25 de maio de 2018 - Hora: 11:30

5. CBMPA realiza a formatura da turma...
CBMPA realiza a formatura da turma B do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Veja mais fotos aqui

Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizada no auditório do quartel do Comando Geral do CBMPA a solenidade de formatura do “Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Integrado BM 2018 – CAS” turma B.

Com o crescimento das atividades do Corpo de Bombeiros nos últimos anos veio  como consequência a necessidade da realização de cursos de capacitação e formação dos  militares, proporcionando assim um reflexo positivo na qualidade do atendimento à nossa sociedade.

Visando aperfeiçoar os 2º Sargentos da corporação e os desenvolvimentos das atividades operacionais e administrativas, o curso também objetiva melhorar o processo de integração com os demais órgãos de Segurança Pública através de um ensino com base no respeito aos Direitos Humanos, seguindo as diretrizes da Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública.

Com 25 anos de serviços, e atuando no quartel de Santarém, o 2° Sargento Jair Guimarães foi condecorado com a medalha de dedicação aos bons estudos “Francisco Feliciano Barbosa” por ter sido o primeiro colocado geral da turma B no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Com a carga horária de 515 horas, o curso foi realizado nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE), no período de 26 de fevereiro a 6 de abril, a segunda turma contou com 39 militares e, desta vez, com uma novidade que propiciou um nivelamento dos alunos, como explica o Tenente Coronel José Carlos Farias, Comandante do CFAE. “Esta turma, assim como a primeira que formamos neste ano foi desenvolvida com novo formato acadêmico sendo dividido em duas fases, na primeira os sargentos foram aperfeiçoados ainda em suas unidades de origem desenvolvendo módulos e algumas disciplinas a distância, o EAD. A segunda fase, é o curso prático, e que com isso, viabilizamos com a conclusão do curso em um período menor”, pontuou.

Por sua vez, a Diretoria de Ensino e Instrução, desempenha um papel importantíssimo e tem como tarefa primordial auxiliar a academia de Bombeiro Militar, sempre visando melhorar a qualidade da formação e também apostar nas pessoas.

Ao final da cerimônia, o Coronel Zanelli Nascimento, Comandante Geral do CBMPA, descreveu, “somos aprendizes, estamos aqui para melhorar e buscar conhecimento, este que não pode ficar guardado, você tem que transmiti-lo, então transmitam para a tropa dos senhores esses ensinamentos. Não posso deixar de agradecer a presença da família e os laços fraternais que são fundamentais para nós que somos bombeiros”.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos