CBMPA realiza 1° Workshop Defesa Civil e segurança contra incêndio e emergência
Publicado: 21 de novembro de 2017 - Hora: 09:37

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA realiza 1° Workshop Defesa Civil...
CBMPA realiza 1° Workshop Defesa Civil e segurança contra incêndio e emergência

Mais de mil pessoas participaram do 1° Workshop Defesa civil e segurança contra incêndio e emergência, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará, nesta segunda-feira, 20, no centro de convenções da Amazônia – Hangar. A programação do evento tratou sobre os procedimentos Básicos e Operacionais de prevenção.

A abertura do Workshop contou com a presença do secretário de segurança pública, general Jeannot Jansen e da Banda de Música do CBMPA que interpretou o hino Nacional e Paraense, além de canções regionais.

Doutores, profissionais da área de segurança, militares e civis fizeram parte do público presente nas palestras, o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli Nascimento, comentou sobre as atividades e a importância da contribuição de todos. “É nesse momento que vamos trocar experiências. Todos nós que estamos no estado do Pará, estamos deixando história nesses 135 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará”, enfatizou o Comandante.

As palestras foram realizadas no decorrer do dia com a presença de diversos profissionais proporcionando assuntos multidisciplinares, como atendimento pré-hospitalar, produtos perigosos, novas tecnologias de proteção respiratória e outros.

A programação do Workshop contou com uma vasta programação e presença de personalidades que vieram de outros Estados fazer parte desse momento ímpar para todos, como o Professor e Dr. Edson Rocha que fez parte da programação com a palestra ‘O programa de pós-graduação em Gestão de Riscos e DesaStre na Amazônia – PPGGRD, o Anderson Queiroz, Diretor Regional da NFPA teve a honra de ministrar a palestra sobre ‘Estratégia de proteção contra incêndio nas indústrias – do conceito a implementação’, a palestra ‘Sistema Nacional de Defesa Civil e a Força Nacional de Defesa Civil’ ficou a cargo do Armin Augusto Braun, Diretor do Departamento de Operações de Socorro e Desastres/MI que demonstrou gratidão ao término de sua palestra. Em seguida, o Diretor Geral do Instituto Sprinklers, Marcelo Lima mostrou o universo e curiosidade dos sprinklers ao ministrar sobre os ‘Fundamentos da Tecnologia de Sprinklers’, o representante da Scotch do Brasil, Luciano Corso realizou a palestra sobre ‘As novas tecnologias de proteção respiratória em desastres’ com demonstração de aparelhos.

O Workshop também contou a presença dos palestrantes bombeiros militares locais, como o Tenente Coronel BM Arthut Vieira que realizou a palestra sobre ‘Produtos Perigosas’, o Tenente Coronel BM Jaime Oliveira ministrou sobre a ‘Conjuntura da Segurança Contra Incêndio no Brasil após a Tragédia da Boate Kiss, O Tenente Coronel BM Eduardo Neto palestrou para o público sobre o ‘Salvamento veicular: Regras básicas da extricação’.

O capitão José Neto foi o responsável por ministrar a palestra sobre “atendimento pré hospitalar” e reforçou a importância: “são coisas que nos deparamos no dia a dia, então é importante que todos saibam atuar e ministrar o que foi passado aqui, isso vai fazer a diferença entre a vida e a morte. O objetivo foi de chamar atenção e passar a cultura pré hospitalar para todos, principalmente para a população pois eles são os primeiros a passar por isso, saber identificar e realizar os procedimentos adequados enquanto estamos à caminho para realizar o socorro, isso é importante para nós e para quem vai receber esse socorro, é uma educação que todos precisam”, ressaltou o capitão do CBMPA.

“A partir do momento que você tem um bom atendimento pré hospitalar e tem uma intervenção imediata, você aumenta muito a sobrevida do paciente, então é de suma importância uma pessoa ter esse aprendizado”, completou o Conselheiro Estadual da Cruz Vermelha, Lourival Neto.

A engenheira sanitária ambiental, Handra Tatiana, acompanhou as palestras e explicou a importância sobre discutir a segurança. “As informações das palestras foram muito importantes e eu pude sanar as minhas dúvidas sobre o assunto. É sempre interessante adquirir novos aprendizados”, comentou.

Durante o evento empresas e os bombeiros do CBM desenvolveram trabalhos na área de Segurança e Proteção Contra Incêndio e Emergência, tiveram a oportunidade de expor seus produtos, marcas e suas experiências, em estandes e exposição espalhados pelo centro de convenções. Além da demonstração prevenção de incêndios, houve rapel e tirolesa, um pouco sobre o universo marítimo e objetos e os materiais utilizados para fazer resgate no mar, para que o público pudesse observar um pouco do trabalho dos bombeiros e suas diversas áreas de atuação.  Atividades e demonstrações que foram realizadas com as unidades operacionais do Grupamento de Busca e Salvamento, Grupamento Marítimo Fluvial, 1° e 3° Grupamento de Bombeiros Militares, dentre outras UBMs.

“Este Workshop alusivo a semana de prevenção aos 135 anos do Corpo de Bombeiro foi de suma importância pra Defesa Civil do Estado pela oportunidade de se falar das ações de prevenção e respostas ao desastres para um público bem diversificado, buscando sempre estar próximo da comunidade”, disse a Major Ciléia da Defesa Civil.

Stands com apresentação de instrumentos e vestimentas da Corporação foram expostas para o público. Uma das novidades, o robô que estava disponibilizado no stand da zoom informática que é capaz de atuar em locais com pouco espaço e alta temperatura onde não é possível o bombeiro chegar foi apresentado. “Em eras passadas, isso tudo era ficção e hoje é uma inovação para nós, antes o homem tinha que se fazer presente em todos os lugares e com a ajuda da tecnológica robótica o bombeiro consegue definir uma área estratégica de prevenção e de incêndio com pontos de acesso que não era possível chegar devido ao espaço e o calor”, afirmou o bombeiro da Reserva Remunerada, sub tenente Moraes.

O workshop contou com os stands da Pará Ferro, Distseg: Segurança Eletrônica, Chaama Téc Net, Rapel Fire – Treinamentos e Resgate, Aprovar – Projetos e Serviços, Luxnorte, Nix E.P.I, Resgatécnica e Zoom Informática.

O 1° Workshop Defesa civil e segurança contra incêndio e emergência fez parte da Semana de Prevenção Alusiva aos 135 do Bombeiro Paraense que se encerra na sexta-feira, 22, com a Solenidade Cívico Militar no Quartel do Comando Geral do CBMPA.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos César (Colaboração Carlos Yury)

Skip to content