CBMPA QUALIFICA MILITARES À DISTÂNCIA
Publicado: 25 de maio de 2020 - Hora: 14:23

5. CBMPA QUALIFICA MILITARES À DISTÂNCIA
CBMPA QUALIFICA MILITARES À DISTÂNCIA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), com apoio da Diretoria de Serviços Técnicos (DST) e da Academia Bombeiro Militar (ABM), iniciou o Curso de Análise e Vistoria Técnica – CAVT/2020, que foi adaptado para a modalidade à distância. O objetivo do curso é preparar e habilitar Oficiais, Aspirantes a Oficiais e Praças Bombeiros Militares ao exercício do serviço de atividade técnica com base nas normas técnicas vigentes na Corporação, bem como apresentar aos alunos, a base do conhecimento técnico específico da Segurança Contra Incêndio e Emergência em ações proativas de risco; habilitar os alunos a realizar Análise de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Emergência de edificações e habilitar os alunos a realizar Vistorias em Sistemas de Segurança Contra Incêndio e Emergência em edificações e Áreas de Risco.
No início do mês de março foi realizada a aula inaugural do CAVT/20, mas devido aos decretos estabelecidos pela Governo do Estado e Prefeitura do município de Belém por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas. No entanto, na última quinta-feira (21), foi dado continuidade ao curso adaptado ao Ensino a Distância (EAD) através da plataforma “Google sala de aula” e “Hangout”. Esta adaptação trouxe novidades educacionais, além do desafio de continuar qualificando os alunos do curso em meio à pandemia da COVID-19. Durante a semana, os alunos serão monitorados através de atividades diárias via plataforma digital, e terão aulas ao vivo toda quinta e sexta-feira, pela manhã, das 08h50 às 11h30, e a tarde das 13h30 às 16h10. São 5 disciplinas ministradas por oficiais do CBMPA, a meta é ter 50% de aula ao vivo por disciplina. No total, há 48 alunos, sendo 44 bombeiros entre oficiais e praças e 04 militares das forças armadas.
Segundo o Capitão Marcelo Ribeiro, supervisor do curso, foi um desafio poder dar continuidade aos estudos, adaptado para um formato à distância. “A corporação ainda não tinha esse formato como padrão em nenhum curso, tivemos que fazer buscas para adaptação e que o mesmo tivesse êxito, tendo em vista o curso ser de grande importância para a corporação.” disse. Com este novo formato, foi possível admitir mais militares além do previsto na aula presencial, inclusive militares lotados no interior do Estado.
O Major Pablo Oliveira, coordenador do curso, informou que a carga horária é extensiva. “São 180 horas de teoria, mais 40 horas de estágio, adaptado para a forma virtual. É um desafio repassar essa carga horária, pelo nível técnico das disciplinas abordadas. A curva de aprendizado é longa, isso é um dos desafios a vencer”.
A previsão do término do curso é no mês de julho.

ASCOMCBMPA