CBMPA promove seminário para debater técnicas do salvamento veicular no país
Publicado: 6 de junho de 2018 - Hora: 10:23

5. CBMPA promove seminário para debater técnicas...
CBMPA promove seminário para debater técnicas do salvamento veicular no país

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) em parceria com 1º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e o Comando Operacional do CBMPA (COP), realiza nos próximos dias 07 e 08 de junho, no Quartel do Comando Geral do CBMPA, na Av. Júlio Cesar, o “I Seminário de Salvamento Veicular do CBMPA” e a “VII Reunião da CONASV”. Os dois eventos ocorrem simultaneamente com objetivo de reunir bombeiros militares de demais Estados para debater táticas e técnicas de salvamento veicular e a utilização da roupa de proteção.

De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o acidente automobilístico é a primeira causa de mortes por trauma no mundo. Os dados de 2010 registraram 1,24 milhões de pessoas envolvidas em acidente veicular, que corresponde 2,1% de todos os óbitos registrados.

Visando oferecer um auxílio de alto nível técnico que possa garantir o melhor prognóstico e maior segurança para as vítimas envolvidas em acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará traz profissionais da Comissão Nacional de salvamento Veicular (CONASV) para debater sobre o assunto e realiza um trabalho de integração das corporações de bombeiros do país.

Este ano a “VII Reunião da CONASV” e “I Seminário de Salvamento Veicular do CBMPA”  tem uma programação que abrange a contextualização do salvamento veicular com aplicação das táticas e técnicas, que será ministrada pelo major do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CBMSP). Já o representante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ), capitão Contreitas, abordará o paradigma do uso da roupa de proteção em atividades de salvamento. Também serão ministrados temas como: Desafio Estadual de Resgate Veicular e Incêndio veicular, abordagem sobre risco e procedimentos de segurança em operações.

Programação do I Seminário e VII Reunião da CONASV

Quinta-feira – 07/06

9:00h – Abertura do evento

1º PALESTRA