CBMPA PRESENTE NO BAIXO TOCANTINS
Publicado: 13 de julho de 2021 - Hora: 17:03

5. CBMPA PRESENTE NO BAIXO TOCANTINS
CBMPA PRESENTE NO BAIXO TOCANTINS

A Operação Verão é o evento planejado de maior complexidade desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ao longo do ano, com os maiores aportes de recursos financeiros, humanos e logísticos.
Neste ano de 2021, mais de 850 Bombeiros Militares foram destacados aos principais balneários do estado.
Na região do Baixo Tocantins o CBMPA realiza a proteção balneária por Guarda-vidas nos municípios de Barcarena e Abaetetuba.
Em Barcarena, 30 BM’s garantem a segurança dos veranistas nas praias do Caripi, Fazendinha, Sirituba, Cuipiranga e Vila do Conde.
Na Praia do Caripi, destino mais procurado na cidade, a Operação Verão 2021 tem o Comando do Capitão QOBM Jairo Valente, que relata que o momento de maior preocupação durante o serviço se dá durante a preamar, quando a faixa de areia fica bastante restrita.
Uma viatura de Resgate, uma caminhote de apoio e um bote inflável estavam a postos para quaisquer eventualidades.
A supervisão da Operação Verão 2021 em Barcarena está a cargo do Tenente-Coronel Heden Trindade, Comandante do 6⁰ Grupamento Bombeiro Militar (6⁰ GBM), com sede no próprio município de Barcarena.
Ainda em Barcarena, destaque também para as ações da Defesa Civil do estado, que realiza um trabalho de orientação aos veranistas, com a entrega de folders, identificação das crianças com pulseirinhas e cartazes com os horários da maré. A coordenação dessa atividade ficou a cargo do Sub-Tenente BM Márcio da Silva.
Já no município de Abaetetuba a prevenção se dá nos balneários de Beja, Guajará de Beja e do Castelo.
Na praia de Beja, destino mais procurado do município, o Comando dos Guarda-vidas ficou a cargo do 1⁰ Tenente QOABM Manuel Rodrigues, que conta ainda com mais 11 GV’s, além de 04 em Guajará de Beja e 03 no balneário do Castelo, onde o Comando dos GV’s ficou a cargo do 2⁰ Sgt BM Ronildo.
Na praia de Beja uma viatura de Resgate, uma caminhonete para apoio e uma embarcação tipo lancha reforçavam o aparato de segurança disponibilizado pelo CBMPA aos veranistas.
Registro para um momento de grande emoção que ocorreu durante a cobertura da Assessoria de Comunicação do CBMPA na praia de Beja, quando a guarnição foi abordada pelo menor David Pantoja, de 7 anos, e família. O menor comemorava seu aniversário naquele domingo (11), no balneário e fez questão de oferecer o primeiro pedaço de bolo para um bombeiro.
Quem recebeu a honraria foi o Ten Rodrigues, que relatou a emoção de receber tamanho reconhecimento, especialmente vindo de uma criança. Em seguida, os presentes cantaram os parabéns para David, todos visivelmente emocionados com tanta demonstração de carinho pela profissão Bombeiro Militar.