CBMPA PARTICIPA DO Iº WEBINÁRIO FEMININO DA PMPA E CBMPA
Publicado: 11 de dezembro de 2020 - Hora: 16:45

5. CBMPA PARTICIPA DO Iº WEBINÁRIO FEMININO...
CBMPA PARTICIPA DO Iº WEBINÁRIO FEMININO DA PMPA E CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participou na tarde desta quinta-feira (10), do Iº Webnário Feminino da Polícia Militar do Pará e CBMPA com o tema “Desafios e Avanços nas Corporações”. O evento foi realizado no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (PRODEPA), de onde foi transmitido online e acompanhado à distância por 161 militares, sendo 131 bombeiros militares, além de ter a presença de autoridades do Estado.

Foi com essa preocupação, de entender e tentar obter um diagnóstico da presença das mulheres nas Corporações Militares do Estado do Pará, que a Justiça Militar do Estado (JMEPA), o Ministério Público Militar do Pará (MPPA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social (Ideso), uma organização relevante na proteção dos direitos humanos e combate à violência contra as mulheres no Pará, promoveram este evento. A realização teve falas essenciais do Juiz Militar, Doutor Lucas do Carmo de Jesus; do Promotor de Justiça Militar, Doutor Armando Brasil; do Comandante Geral do CBMPA, Coronel BM Hayman Souza; do Comandante Geral da PMPA, Coronel PM Dilson Júnior; da Coronel PM Keyla Rocha e da Tenente-Coronel BM Gabriela Gomes.

Segundo a Tenente-Coronel BM Gabriela Gomes, “esse debate em si representa avanços, principalmente na proteção e promoção dos nossos direitos como mulheres, atendendo aos nossos anseios e atinge não somente as mulheres que estão hoje nessas Corporações, mas as que ainda irão ingressar”, ressaltou a Oficial BM, que também ocupa um cargo importante na administração da Corporação. O Promotor Armando Brasil também salientou que as mulheres militares precisam acreditar nas instituições para que possam informar qualquer situação em que estejam inseridas, “para que nós possamos investigar amplamente e quebrar esse ciclo”, afirmou.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) até 2030 as mulheres devem representar cerca de 64,3% do mercado de trabalho, retrato das mudanças que ocorreram nas últimas décadas no Brasil e no mundo. As Corporações Militares, tradicional e ainda majoritariamente ocupadas por homens, também tiveram que se adequar aos novos tempos e abrir espaço para o público feminino. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015) revelam que as mulheres são 18,87% do efetivo das forças de segurança pública no Brasil. E 39% delas já sofreram algum tipo de assédio sexual ou moral dentro de sua insituição de trabalho. A partir disso, torna-se fundamental e necessário discutir e trazer à tona as problemáticas que essa questão suscita. “Este Webinário assinala a importância de nós também tratarmos de algo que permanece esquecido, o enfrentamento à violência de gênero e proteção da mulher no ambiente militar”, apontou o Doutor Lucas de Jesus.

Com este I Webnário que une as duas Corporações Militares Estaduais, o esperado é que novos e importantes avanços surjam, assim como o fortalecimento dessas instituições. “O evento permitiu a gente discutir essas questões do sexo feminino nas Corporações, em especial dos assédios”. Afinal, é compromisso do CBMPA fomentar diálogos públicos dessa natureza que marcam uma postura institucional de tolerância zero contra violações de direitos das mulheres, acrescentou o Comandante Geral.