CBMPA participa de palestra sobre arquivo público e gestão documental
Publicado: 29 de janeiro de 2021 - Hora: 16:35

5. CBMPA participa de palestra sobre arquivo...
CBMPA participa de palestra sobre arquivo público e gestão documental

Na manhã desta sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participou, na Sala de Situação do Quartel do Comando Geral, de uma palestra voltada ao gerenciamento documental de arquivos públicos do Estado.

Leonardo Turí, Diretor do Arquivo Público do Estado, enfatiza que todos os trabalhos de gestão documental começam com a definição de uma Comissão de Avaliação de Documentos, que tem a responsabilidade de criar um plano de pacificação e tabela de temporalidade, importantes instrumentos da gestão documental, garantindo para uma instituição uma racionalização do espaço físico, além de garantir o fluxo da produção, da tramitação, do arquivamento, para que sejam cumpridos de uma forma eficaz. “Essa comissão tem uma grande responsabilidade de criar uma tabela, criar um plano e aplicá-los numa instituição. O maior benefício é a proteção do patrimônio histórico, ou seja, é guardado aquilo que é somente necessário, histórico, algo importante para a sociedade, para uma instituição, porque a história só acontece se tiver documentos que comprovem seu acontecimento. Se não houver documento histórico, não é história. Pesquisadores usam esses documentos para escreverem histórias. Além disso, há um valor jurídico pois nascem para uma função específica, que é de satisfazer uma necessidade administrativa. Se uma instituição não tem uma gestão, não há uma garantia de proteção do patrimônio histórico.” disse.