CBMPA PARTICIPA DE CURSO DE CONDUTOR AMBIENTAL DE TRILHAS E CAMINHADAS
Publicado: 18 de junho de 2021 - Hora: 16:32

5. CBMPA PARTICIPA DE CURSO DE CONDUTOR...
CBMPA PARTICIPA DE CURSO DE CONDUTOR AMBIENTAL DE TRILHAS E CAMINHADAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do 25º Grupamento Bombeiro Militar (25⁰ GBM/Marituba, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), participou da formação de mais uma turma do Curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas. O curso também teve a parceria de outros órgãos como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda de Marituba (Sedeter) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio).

O 25º GBM foi responsável por ministrar conteúdos importantes para os profissionais que irão atuar nessa área, como instruções com bússola, noções de sobrevivência, navegação e orientação em área de selva, primeiros socorros com emprego de meios de fortuna, entre outros. Para o 2º SGT BM Luciano Sewnarine, “os cuidados em situações de atendimento médico têm que ser feitos com muita atenção. Às vezes, não vamos ter os equipamentos apropriados, e deveremos utilizar as condições que a natureza proporciona, além de ter a noção de como sair daquele cenário de mata fechada” disse, destacando a importância desse tipo de conhecimento para quem vai atuar como condutor de trilhas.

Ao todo, 10 militares do 25º GBM atuaram, nos quatro dias de instruções. São eles: Sargentos Fortunato, Adão, Luciano e Euler; Cabo Barros; Soldados: Rodrigo, Ribeiro, Renan, De Oliveira e Moisés.