CBMPA PARTICIPA DA VII JORNADA DE INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS
Publicado: 3 de dezembro de 2018 - Hora: 16:12

5. CBMPA PARTICIPA DA VII JORNADA DE...
CBMPA PARTICIPA DA VII JORNADA DE INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) participou da VII  Jornada de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), ocorrida no período de 30 de Novembro a 01 de Dezembro.  A programação fez parte das ações realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA).

No primeiro dia da jornada, 30,  foi realizada uma série de palestras na Escola Tenente Rego Barros, onde ministrou-se  a parte teórica sobre IMV, tendo entre os palestrantes o TCEL QOBM Arthur, explanando a temática de produtos perigosos, e também a presença do CAP QOBM Marcelo Santos,  esclarecendo sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI).  Conseguintemente, no dia 01,  ocorreu no Auditório do SAMU 192/Belém a etapa prática da Jornada, durante a qual foi construído um cenário que ilustrava acidentes veiculares e outras situações de impacto visual, com a finalidade de contextualizar os conceitos em casos reais.

Incidentes com Múltiplas Vítimas são eventos súbitos, que produzem uma quantidade de vítimas, provocando desequilíbrio entre os recursos médicos disponíveis e as necessidades, nos quais se consegue manter um padrão de atendimento adequado aos recursos locais.

O objetivo da jornada é mostrar o que se deve fazer em situações de acidentes, por isso, de início, foi criada uma encenação e preparação das instituições diretamente envolvidas em ações de resposta para IMV. O Corpo de Bombeiros participou do evento utilizando para as práticas da Jornada, uma Ambulância, viaturas de Combate a Incêndio, Salvamento, além de Materiais para Trabalho com Produtos Químicos.

Durante a jornada, foi desenvolvida uma simulação para avaliar a sinergia entre as equipes de atendimento, o tratamento às vítimas, o transporte aos hospitais de retaguarda, a triagem por grau de gravidade e uso de material clínico, entre outros procedimentos.

O evento integrou médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das equipes do SAMU da Região Metropolitana de Belém, São Caetano de Odivelas, Santa Izabel, Barcarena,  Abaetetuba, e ainda o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Hospitais de Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira e Mário Pinotti; Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci (UPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Marinha, Exército, Aeronáutica, Defesa Civil de Municipal, Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, Infraero, Polícia Militar do Pará e voluntários da Força Estadual de Saúde do Pará.

Texto: Mônica Alexandra Assunção