CBMPA PARTICIPA DA TERCEIRA EDIÇÃO DA SENASP ITINERANTE EM RIO BRANCO, NO ACRE
Publicado: 30 de outubro de 2020 - Hora: 19:49

5. CBMPA PARTICIPA DA TERCEIRA EDIÇÃO DA...
CBMPA PARTICIPA DA TERCEIRA EDIÇÃO DA SENASP ITINERANTE EM RIO BRANCO, NO ACRE

Teve início na terça-feira (27), na cidade de Rio Branco (AC), a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na terceira edição da “SENASP Itinerante”, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP/MJSP), que visa ampliar a interlocução da pasta com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e ouvir as principais demandas dos Estados para apresentar possíveis soluções voltadas à melhoria da área tendo em vista cada realidade local.

Diante dos Secretários de Estado da Segurança Pública, comandantes-Gerais das Polícias Militares, Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares, Chefes de Polícia Civil e Dirigentes de Polícia Científica dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a abertura do evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Acre. Durante a abertura, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli destacou que é uma honra para o Estado ser o anfitrião do encontro. “Aproveito para agradecer por Rio Branco ter sido a capital do norte escolhida para sediar este encontro de suma importância para toda a nossa região. Isso nos enche de orgulho”, disse.
O secretário nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim, ressaltou. “Falar de segurança pública e defesa social em um país como o Brasil, considerando que todos os estados são semelhantes, é impossível. É por isso que estamos trabalhando por regiões, porque entendemos que essas regiões possuem características que se aproximam. Trouxemos nossos Diretores, Coordenadores e demais técnicos da área para conversar com os senhores e apresentar as ferramentas que dispomos. São ferramentas gratuitas que podem contribuir efetivamente com as forças estaduais”, afirmou.

Durante a etapa Norte, que encerrou na última quinta-feira (29), o CBMPA foi representado por uma comitiva liderada pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel BM Hayman Souza e composta pelos Coronéis Jaime Oliveira, Diretor de Serviços Técnicos, Jayme Benjó, Diretor de Finanças, entre outros oficiais. Segundo o Coronel Hayman, “é importante conhecermos os projetos em andamento e tomarmos conhecimento dos projetos futuros da Secretaria Nacional de Segurança Pública e, principalmente, criarmos contatos com as equipes técnicas de cada um desses projetos, facilitando a integração e a interação entre os órgãos estaduais e a estrutura nacional”, frisou. O evento contou com câmaras temáticas onde, no primeiro dia, foi apresentado uma das ferramentas digitais destacadas pelos representantes do Ministério da Justiça, o Sinesp Agente de Campo, um aplicativo que foi projetado pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações da SENASP/MJSP para agilizar o trabalho dos profissionais que fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Nele, os agentes poderão obter informações em tempo real, com mais agilidade e eficácia no atendimento à população.

Na quinta-feira (29), foi realizada a reunião do Secretário Nacional de Segurança Pública com os Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Região Norte, oportunidade em que foram apresentadas ao Secretário Nacional as principais demandas peculiares à região, tratando-se da atuação do Bombeiro Militar. Na abertura da reunião o Secretário falou da importância dessa interação com as regiões do país: “esta reunião teve alguns objetivos: primeiramente da coleta de informações de interesse dos bombeiros em relação ao planejamento da SENASP, para que o nosso time esteja alinhado com as demandas da região; quanto a investimentos, a SENASP trabalha com planejamento a médio e longo prazos,l no entanto o ambiente dos bombeiros trabalha com planejamentos de curto prazo, como é o caso do enfrentando aos incêndios, como ocorreu recentemente no Estado do Pará; posteriormente virão as enchentes, então são assuntos que estão ocorrendo são planejamentos de curto prazo. Outro ponto é a questão das comunicações, vejo que vários Estados estão preocupados com isso, hoje os bombeiros estão ganhando mais espaço na SENASP inclusive temos um Bombeiro do Pará à frente de uma dessas Diretorias; é difícil aumentar essa representatividade? É, mas nós estamos buscando isso, tanto é que temos em duas diretorias estruturantes a presença do bombeiro participando do processo”. Ele destacou que o projeto itinerante percorre o Brasil coletando dados para que a SENASP possa catalogar as informações e assim produzir instrumentos que sirvam de subsídio para ações de gestão a curto, médio e longo alcances. “De posse dos dados apresentados nesta reunião, iremos apresentar essas ações ao Ministro da Justiça e Segurança Pública para que ele possa tomar as suas decisões no desenvolvimento de ações do Ministério”, ressaltou. Para o coronel Hayman a reunião foi “uma oportunidade de apresentar ao Secretário o que o Consórcio dos Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal, que inclui a Região Norte, as suas necessidades, como os Corpos de Bombeiros a nível de Região Norte se encontram em relação a efetivo, poder operacional no atendimento diário à população”.
A ação Senasp Itinerante começou no dia 06 de outubro na Região Centro-Oeste, em Goiânia, já passou na região Nordeste, cuja sede foi a cidade de Natal-RN; agora Região Norte, em Rio Branco-AC e irá percorrer, até dezembro, outras duas capitais: Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) , cobrindo, com isso, as cinco regiões do País.

ASCOMCBMPA