CBMPA participa da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a empresa de mineração Vale
Publicado: 8 de outubro de 2020 - Hora: 09:04

CBMPA participa da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a empresa de mineração Vale

 

Na tarde desta quarta-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participou de LIVE que transmitiu a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Corporação e a mineradora VALE.
Com essa cooperação, a Vale vai contribuir ainda mais para a aproximação entre o CBMPA e populações de sete municípios paraenses onde a mineradora possui empreendimentos: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu e Curionópolis.

Pelo Termo, a Vale contratará uma empresa para elaborar os planos de contingência desses sete municípios, auxiliando a Defesa Civil Estadual em suas missões junto à população paraense. Além disso, a empresa irá ceder uma plataforma de ensino à distância para que a CEDEC possa fazer a capacitação não somente dos militares da Corporação mas também dos agentes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. O CBMPA também irá ministrar treinamentos específicos aos militares, como o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), em Parauapebas, além do Curso de Gerenciamento de Riscos, que será ministrado pela Vale ao efetivo da Corporação.
Contudo, esses investimentos não se limitarão apenas aos sete municípios onde estão os empreendimentos da Vale, pois os militares do CBMPA que serão qualificados irão democratizar o conhecimento adquirido aos 144 municípios do Estado através de todos os tipos de serviços prestados à população. Essa parceria com a Vale já vem sendo estruturada durantes os últimos anos, como por exemplo, através do 1º Worshop de Defesa Civil, realizado em 2019, onde representantes das Coordenadorias de Defesa Civil de 70 municípios estiveram presentes.

Participaram do evento de assinatura do Termo de Cooperação Técnica o Comandante-Geral do CBMPA, Coronel QOBM Hayman Souza, a Coordenadora-Adjunto de Defesa Civil do Estado, Tenente-Coronel QOBM Ciléa Mesquita, e representantes da empresa Vale.
O Termo de Cooperação, que inclui os cursos de capacitação, tem a previsão de ser colocado em prática a partir de 2021.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content