CBMPA PARTICIPA DA “OPERAÇÃO ARES” DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO
Publicado: 23 de dezembro de 2020 - Hora: 17:16

5. CBMPA PARTICIPA DA “OPERAÇÃO ARES” DO...
CBMPA PARTICIPA DA “OPERAÇÃO ARES” DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atuou na “Operação Ares” deflagrada na última terça-feira (22), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e demais órgãos de segurança pública vinculados à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a qual visa cumprir diversas ações penais do Sistema Penitenciário do Estado.

A Operação Ares acontece nos dias 22 e 23 de dezembro, sendo concentrada em alguns bairros do distrito de Icoaraci, em Belém, onde os agentes atuam nas áreas denominadas Buraco Fundo, Paracuri, Tramontina (trevo), Sorriso e Maguari, que ainda possuem grande atuação de organizações criminosas, em que, segundo as agências policiais, são responsáveis por muitos ataques na Região Metropolitana de Belém.

Com o intuito de oferecer suporte preventivo durantes as ações, o CBMPA designou 17 militares para atuarem na operação, como também cinco viaturas operacionais sendo entre elas as de combate à incêndio e de atendimento pré-hospitalar. O Comandante Geral da Corporação, Coronel Hayman e o Comandante Operacional Metropolitano, Coronel BM Pinheiro, estiveram presentes nos locais de concentração para alinhar juntos aos demais órgão, os detalhes do andamento da operação e a atuação dos bombeiros militares. Além disso, por conta da aérea ser uma região ribeirinha, mergulhadores do 1° Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) estarão empenhados para prevenção no meio aquático caso haja algum incidente nos rios.

“Estamos na retaguarda da Operação, daremos suporte não somente ao agentes de segurança, mas também à população da região de Icoaraci, pois nesses tipos de ações podem vir a acontecer algum transtorno onde o Corpo de Bombeiros Militar poderá intervir. Todo esse aparato é necessário para o êxito da missão, alinhado aos serviços do CBMPA”, disse o Coronel BM Pinheiro.

Com isso, a operação objetiva cumprir mandados de prisão e recaptura de pessoas foragidas do sistema prisional; prisões domiciliares sem tornozeleira eletrônica; locais de trabalho que servem para os presos de regime semiaberto; visitas aos custodiados e aos monitorados eletronicamente; fiscalização de empresas que oferecem trabalho aos custodiados do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) e Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC).

Além do CBMPA, outros agentes operacionais participaram da ação, entre policiais penais, civis e militares, agentes do Departamento de Trânsito (Detran), Guarda Municipal de Belém, do Grupamento Fluvial (Gflu) e Companhia de Polícia Fluvial (CIPFlu), que atuam nos rios próximos à Icoaraci, além de duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), totalizando 500 agentes envolvidas na Operação.