CBMPA participa de inauguração da ponte União no rio Moju
Publicado: 31 de janeiro de 2020 - Hora: 22:14

5. CBMPA participa de inauguração da ponte...
CBMPA participa de inauguração da ponte União no rio Moju

Nesta sexta-feira (31) o Governo do Estado do Pará, inaugurou a Ponte União, localizada no Rio Moju, KM-48 da Alça Viária (PA-483). Após 9 meses de trabalho, a construção tornou-se a mais rápida da América Latina. E o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, fez parte desta grandiosa obra.

Desde a madrugada do dia 6 de Abril, quando parte da ponte desabou após uma balsa colidir em uma das estacas de sustentação, o CBMPA, o Governo do Estado e o Poder Judiciário Estadual, moveram-se junto a empresa responsável pela obra, para que uma nova ponte fosse construída quanto antes, onde não prejudicasse ainda mais a população.

Bem como, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual, trabalharam dentro de suas diretrizes, no qual fosse realizada uma construção segura e propícia para a comunidade, como ressaltou o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza. “Hoje podemos consolidar um grade trabalho realizado por todos os envolvidos nesta obra. E nós do Corpo de Bombeiros contribuímos para que no dia de hoje o Governo do Estado, pudesse estar entregando a população paraense o direito de ir e vim na região. Ocasionando positivamente não só na questão econômica, mas também a social, pois fazer com quê, a população do Acará possa descolar-se sem dificuldades é um grande ganho para toda a sociedade. Sendo assim, o CBMPA sai hoje desse processo sabendo da sua responsabilidade com o povo do Pará. E na minha condição como comandante geral estamos muito felizes e parabéns ao Governo do Estado”. disse o Comandante Geral do CBMPA.

E assim o objetivo foi alcançado, a nova ponte do Rio Moju denominada União, possui 268 metros que se juntaram aos outros 600 metros remanescentes da ponte, totalizando 868 metros, além do mais, recebe iluminação com sistema de captação solar, distribuídos em 26 postes novos de um lado da pista, colocados a seis metros de distância um do outro. Também recebeu nova sinalização náutica no tabuleiro a 30 metros de altura. A ponte está protegida em seus pilares ao longo do canal de navegação por defensas, foram construídas com um casco de aço anelar, que envolvem os blocos de fundação, alcançando 57 metros no diâmetro maior e 36 metros no diâmetro menor.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador Hélder Barbalho e a primeira dama, prefeitos dos municípios ao redores, deputados estaduais e federais, moradores da região e convidados. Bombeiros Militares realizavam o trabalho de prevenção ao longo da ponte e através dos guarda-vidas estabeleceram segurança no rio, além do mais, a Banda Sinfônica do CBMPA, fez-se presente em apresentação na abertura do evento.

A nova ponte União trará de volta a economia das regiões sudeste e sul do Pará. Onde a polução do Moju e municípios adjacentes, voltarão a ter sua mão de obra e produto local valorizado, trazendo novamente a renda de muitas famílias pertencentes a essas regiões. Assim sendo, o Governador Hélder Barbalho, reafirmou o grande trabalho realizado. “A escolha do nome União, ocorre justamente por inaugurarmos uma ponte, um equipamento de transporte, contando com o auxílio de muitas pessoas. A obra é o resultado de uma atitude firme que mostrou a todos que é possível trabalhar com união para construir um futuro melhor para todos os cidadãos do Estado do Pará”.