CBMPA LANÇA O GUIA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL DE 2021 EM EVENTO ONLINE
Publicado: 20 de fevereiro de 2021 - Hora: 18:45

5. CBMPA LANÇA O GUIA DE PLANEJAMENTO...
CBMPA LANÇA O GUIA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL DE 2021 EM EVENTO ONLINE

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou evento online na manhã desta sexta-feira (19) para lançar o Guia de Planejamento Institucional de 2021, uma ferramenta de auxílio à gestão que tem como principal objetivo aprimorar a administração interna da Corporação. O GuiaPlan 2021 é uma “agenda planner” que irá auxiliar os Oficiais Chefes de Seções, Diretores e Comandantes de Unidades que compõem a estrutura organizacional do CBMPA.

Em sua fala de abertura, o Comandante Geral da Corporação, Coronel BM Hayman Souza, destacou a importância da dedicação dos Oficiais no que se refere ao cumprimento dos objetivos propostos no planejamento para o fortalecimento institucional: “espero que essa ferramenta seja uma referência para toda a Instituição. Nós precisamos de efetividade e esta necessita de nós”, afirmou o Comandante.

O Coronel BM Alexandre Costa, Chefe do Estado-Maior Geral, destacou que o EMG, de onde surgiu a iniciativa do GuiaPlan 21, tem a função de planejar o Corpo de Bombeiros a médio e longo prazos, além de sensibilizar e educar a Instituição para essa cultura de forma mais intensa e assim alcançar resultados práticos e visíveis: “o planejamento é um ferramenta para que a distância entre o erro e o acerto seja reduzida ao mínimo e com o GuiaPlan a gente leva para o Alto Comando essa eficácia”, destacou o Coronel.

O evento contou ainda com palestras de Oficiais da Instituição com temas de fundamental importância para esse contexto. O Major BM Lenilson abordou os “10 passos do Comando de Unidade”; a Major BM Daniele Gomes, psicóloga do CBMPA, trouxe à pauta o “Perfil da Função de Comandante de Unidade”; seguida pelo Major BM Diniz e o Major BM Cézar que destacaram uma série de ferramentas estratégicas de ação e análise para desenvolvimento das atividades; e a Tenente-Coronel BM Alyne, que apresentou a importância da utilização do Guia como ferramenta eficaz nas organizações contemporâneas.

Os exemplares do GuiaPlan 21 serão entregues aos Oficiais e Comandantes de quartéis nos próximos dias.

O GuiaPLAN 2021 nasceu das reuniões de Estado-Maior realizadas ao longo do ano de 2020, nas quais foi detectada a existência dessa lacuna, por falta de uma ferramenta que auxiliasse os gestores na execução do planejamento elaborado para os setores pelos quais estão responsáveis, tendo como base o planejamento do EMG para a Corporação como um todo.

O GuiaPLAN 2021 é uma ferramenta inédita na Corporação e é fruto dos esforços conjuntos de todos os envolvidos na sua produção, entre Oficiais, Praças e Colaboradores Civis. É importante frisar ainda que o GuiaPLAN 2021 é praticamente uma produção “caseira”, já que todo o processo de edição e impressão foi efetuado na 5ª Seção do Estado-Maior Geral, sendo feito em uma gráfica apenas o processo de encadernação.