CBMPA LANÇA I SEMINÁRIO DE MULHERES MILITARES DO PARÁ
Publicado: 10 de março de 2020 - Hora: 18:45

5. CBMPA LANÇA I SEMINÁRIO DE MULHERES...
CBMPA LANÇA I SEMINÁRIO DE MULHERES MILITARES DO PARÁ

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, tem a iniciativa de promover o I Seminário de Mulheres Militares do Pará com apoio do Governo do Estado, da Polícia Militar do Pará, da Procuradoria Especial da Mulher na ALEPA e Fundação Cultural do Pará e colaboração de outras organizações públicas e privadas. Além da presença de representantes das Forças Armadas. O evento ocorrerá no dia 27 de março no auditório “Ismael Nery” no Centur.

O Seminário já conta com a presença confirmada da Ministra do Superior Tribunal Militar, Elizabeth Rocha. Ela é desde  2007 a primeira mulher nomeada ministra no mais antigo tribunal do País, com mais de 206 anos de história. Mineira e pós-graduada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Clássica de Lisboa. Em 2007 também, tomou posse como a única mulher na história do STM a ocupar o cargo de Presidente da instituição.

O  Seminário, desde seu nascimento idealizado pelo Estado Maior Geral e a Assessoria de Comunicação  do Corpo de Bombeiros conta com o apoio em diversos âmbitos, do alto comando da corporação que empreende a árdua missão de se contextualizar ante as demandas sociais, culturais e de novos caminhos políticos que surgiram nos últimos anos, tanto externa quanto internamente nas organizações.

A realização faz parte das atividades do mês da mulher que teve início no último dia 08 de março, em que desde 1975 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, marca da luta de inúmeras mulheres ao longo da história na conquista de seus direitos. E tem coordenação do  Subcomandante Geral  e Chefe do Estado Maior Geral do CBMPA, Coronel Alexandre Costa e do Comandante Operacional do CBMPA, Coronel Reginaldo Pinheiro.

Com o tema, “Desafios na Carreira e Atuação da Mulher Militar nas instituições Públicas”, o evento tem como objetivo debater tecnicamente as peculiaridades que cercam o dia a dia das mulheres militares nas instituições. Além de suscitar a discussão sobre políticas públicas voltadas para esse setor específico da sociedade. É necessário que as próprias organizações e a sociedade voltem seus olhares para essas mulheres que não somente promovem a segurança e garantem a execução da lei, mas que também precisam de segurança dentro do próprio sistema social que tem características e dados marcantes de violências cometidas contra mulheres.

“Esse Seminário surge como forma de possibilitar aos seus participantes conhecer a natureza da mulher militar e com isso alinhar as ações do Corpo de Bombeiros em prol de uma instituição que reconheça os desafios dessas mulheres, suas conquistas e que principalmente respeite e assegure seus direitos com um olhar atento e sensível para as peculiaridades de mulheres que com maestria conseguem ser mães, esposas, filhas, trabalhar em casa e fora, enfim, possuem muita garra e coragem e não esperam, elas fazem acontecer, e as instituições precisam estar com elas. Por isso, a corporação deu início a essa iniciativa ”, disse o Coronel Hayman Souza, Comandante Geral do CBMPA.

Além disso, o evento deve contar ainda, com a presença de autoridades de instituições referências no assunto como a Promotoria de Justiça Militar do Pará; a Presidente da Procuradoria da Mulher na Alepa, Deputada Nilse Pinheiro; a Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais e Humanos do MPPA; as corregedorias do CBMPA e PMPA; a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); a Diretoria de Saúde do CBMPA; o Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da UFPA, o Fórum Brasileiro de segurança Pública; e a Diretora da TV Cultura do Pará e apresentadora do Sem Censura Pará, Capitã Policial Militar da Reserva Remunerada, Vanessa Vasconcelos, que deve mediar o diálogo na mesa redonda prevista na programação do evento.

Serviço:

I Seminário de Mulheres Militares do Pará

Tema: “Desafios na Carreira e Atuação da Mulher Militar nas instituições Públicas”

27 de Março de 2020, de 8h00 às 12:00

Auditório “Ismael Nery” – Fundação Cultural do Pará-CENTUR

Presença Confirmada da Ministra do STM, Elizabeth Rocha

Inscrição: https://bit.ly/38QUAyY

Reservada somente a militares das instituições citadas.

As  mulheres  militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Forças Amadas serão indicadas pelos seus comandantes, desde que manifestem interesse em participar do evento.

Os homens militares do CBMPA serão indicados pelo EMG e Comandante Operacional.

E militares à disposição de outras instituições devem ser indicados por seus superiores nas respectivas organizações.

Para dúvidas e Informações, a Comissão Organizadora do evento disponibiliza o e-mail:

seminariomulheresmilitarespa@gmail.com

Realização: Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Apoio: Governo do Estado do Pará, Polícia Militar do Estado do Pará, Procuradoria Especial da Mulher da ALEPA e Fundação Cultural do Estado do Pará.

ASCOM/CBMPA