CBMPA LANÇA FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA NO SITE DA INSTITUIÇÃO
Publicado: 10 de março de 2021 - Hora: 11:26

5. CBMPA LANÇA FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA...
CBMPA LANÇA FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA NO SITE DA INSTITUIÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil lançou na manhã desta terça-feira (09), o Portal da Transparência do CBMPA, uma ferramenta que ficará disponível no site oficial da Corporação. Dessa forma, a instituição se moderniza e entra para o rol das empresas públicas que, de forma inovadora e contemporânea, adere à Lei Complementar 131/2009, promovendo a divulgação de suas contas, gastos, atos e processos administrativos.

O evento de lançamento, realizado de forma online, presidido pelo Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel QOBM Hayman Souza, contou com a presença do Alto Comando da Corporação e foi acompanhado pelos titulares das pastas que compõem a gestão do CBMPA. Além de apresentar o Portal, o evento também orientou os militares sobre a utilização do mesmo. O Comandante Geral do CBMPA pontuou: “nós estamos colocando essa ferramenta em funcionamento com o objetivo de fazer e mostrar para todos que integram a instituição, que o Corpo de Bombeiros tem uma gestão transparente, que indique todos os gastos à disposição para auditoria e questionamentos da própria população”.

O Portal da Transparência é uma ferramenta prevista em legislação mas que ainda não havia sido implantada nos canais de comunicação do CBMPA. Dessa forma, a população em geral e outros órgãos podem ter acesso de forma clara e transparente aos assuntos relacionados à Corporação, principalmente os de cunho financeiro e monetário. A transparência é uma preocupação da administração pública moderna em diversos países e é um meio de combater a corrupção, fortalecer as instituições e aproximar a sociedade, que é a maior interessada do conhecimento do destino dos investimentos públicos.