CBMPA INICIA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO 2021 COM SEMINÁRIO
Publicado: 23 de junho de 2021 - Hora: 20:44

CBMPA INICIA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO 2021 COM SEMINÁRIO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deu início à programação de Semana de Prevenção Contra Incêndio 2021, onde foram ministradas diversas palestras online do Seminário de Conscientização e Instrução do CBMPA. No primeiro dia (23), s conteúdos abordados foram relacionados aos cuidados visando o período do veraneio, tendo como primeira e segunda palestras, “Serviço de Prevenção de Afogamentos em Balneários”, e “Prevenção em Balneários com Áreas de Risco”, respectivamente. Ministradas pelo Subtenente BM Jedalias Monteiro, Mergulhador de Resgate do CBMPA, as orientações sobre praias e outras áreas de banho pontuam a atuação dos Bombeiros e Guarda-vidas que atuam nessas áreas.

“São um total de 74 praias onde vamos atuar diretamente com os Guarda-vidas. Somos especializados para atuar em salvamento, mas o ponto mais importante são as informações de prevenção para diminuir esses dados de afogamento. Orientamos a evitar ingerir bebida alcoólica ao entrar na água, aguardar a digestão quando se alimentar para poder mergulhar, e o máximo cuidado principalmente com as crianças. Os Guarda-vidas estarão nas praias para oferecer segurança, dar informações de melhor horário para banho e melhor local. Estaremos empenhados na Operação Veraneio, então orientamos a população que se divirta, mas que seja com segurança e seguindo as orientações dadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará”, pontua o Subtenente.

Já a segunda palestra, “Prevenção e Atendimento em Acidentes com Animais Marinhos” foi ministrada pelo CB BM Marcelo Araújo, Guarda-vidas Especialista do CBMPA, onde foram dadas diversas orientações e condutas em relação a animais marinhos presentes nas áreas de banho e que podem causar lesões, como águas-vivas, caravelas, arraias, bagres e outras espécies. Segundo ele, “a importância da prevenção frisa passar aos banhistas os cuidados que ele deve tomar em meio líquido, seja ele na água doce ou salgada. Em qualquer lugar, o ideal é que se tomem as medidas de primeiros socorros. Se for uma arraia, eu tenho que ter a conduta de entrar na praia para não ser ferrado. Água viva, o cuidado de não tocar o animal. O contexto principal é passar para os banhistas as medidas de prevenção que vão para as praias e balneários”, destacou.

As palestras continuam na quinta e sexta-feira pela manhã (22 e 23) e serão transmitidas por nossas redes, Facebook e Youtube.

ASCOMCBMPA

Skip to content