CBMPA INICIA O CURSO DE GUARDA-VIDAS 2021
Publicado: 17 de setembro de 2021 - Hora: 20:00

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA INICIA O CURSO DE GUARDA-VIDAS...
CBMPA INICIA O CURSO DE GUARDA-VIDAS 2021

 

CBMPA INICIA O CURSO DE GUARDA-VIDAS 2021

Na manhã desta sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), a Aula Inaugural do Curso de Guarda-Vidas 2021 (CGV 2021).
O curso tem a previsão de duração aproximada de 60 dias e está na sua 13ª edição.
O Coordenador do curso, Major QOBM Leandro Tavares de Almeida, comentou a importância do apoio aos alunos que frequentarão o curso: “Hoje é um dia ímpar no momento do curso, no qual tentamos apoiar da melhor forma os alunos para que eles saibam o que vão enfrentar durante a sua trajetória e conhecer também suas atividades depois de formados. Essa aula visa demonstrar toda a carga de responsabilidade e tudo que envolve o salvamento aquático e o profissional Guarda-vidas. Esse é o momento inicial para que possamos conduzir o curso da melhor forma e ajudar a Corporação a desempenhar seu papel com profissionalismo”.
A aula inaugural do CGV 2021 contou com palestras ministradas pelo Dr. David Szpilman, Diretor Médico-Científico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), com o tema “O problema afogamento”, e do Cel QOBM João José da Silva Júnior, do CBMPA, especialista em salvamento aquático, com o tema “O profissional Guarda-vidas.”
Além das palestras outro momento marcante durante o evento foi a homenagem feita pela Corporação, através da Diretoria de Ensino e Instrução, em reconhecimento aos Bombeiros Militares que neste ano estão completando dez anos de especialização na área de salvamento aquático, com a conclusão do CGV, edição 2011.
Um dos homenageados, o Sd BM Sanniery, comenta a satisfação em estar sendo homenageado e o processo de formação do curso:
“É uma satisfação estar recebendo esta homenagem pelos 10 anos de especialização no curso de Guarda-vidas. A formação foi difícil, porém muito proveitosa. Concluímos o curso com uma sensação boa e sabendo que o tempo é crucial em nos lembrar de manter essa força. Quando me deparo com operações e busca de pessoas em rios e outros, sempre lembro do curso. É por isso que fazemos sobrevivência; e contemplar 1/3 de serviço passando é compreender que sempre precisamos nos cuidar tecnicamente, psicologicamente e fisicamente.”
Outro homenageado foi o Cb BM Brasil, que também externa sua gratidão ao CBMPA: “Venho com muito respeito agradecer ao CBMPA pela parabenização e reconhecimento dos meus 10 anos de serviços prestados como Guarda-vidas nessa respeitável instituição. Servir à sociedade é uma escolha e fazer parte dessa história é uma honra. Nesses 10 anos, fui oportunizado a exercer meu papel social e humano com muita dedicação, graças também ao Grupamento Marítimo e Fluvial, sob o comando de pessoas competentes que viabilizam os recursos e meios necessários para que eu melhore meu condicionamento físico e técnico, atendendo dessa forma, as diversas demandas, teóricas e práticas, que são da responsabilidade do 1° GMAF, no qual sempre estamos presentes nos diversos cursos, palestras e outras atividades, repassando conhecimento, o qual se tornou umas das minhas missões de vida profissional. A todos o meu mais sincero respeito, admiração e gratidão.”

ASCOM CBMPA

Skip to content