CBMPA INICIA A SEMANA DE PREVENÇÃO ALUSIVA AO DIA DO BOMBEIRO NACIONAL
Publicado: 30 de junho de 2020 - Hora: 13:10

5. CBMPA INICIA A SEMANA DE PREVENÇÃO...
CBMPA INICIA A SEMANA DE PREVENÇÃO ALUSIVA AO DIA DO BOMBEIRO NACIONAL

O Estado Maior Geral do CBMPA, iniciou a “Semana de prevenção contra incêndio e pânico”, alusiva ao dia Nacional do Bombeiro Militar (02/07), que por ocasião da pandemia da COVID-19, as comemorações foram adequadas para o modo à distância, em respeito as orientações de distanciamento social.

Mediante a isto, nos últimos dias 25 e 26 de Junho, aconteceram as “lives” em nossas redes sociais com os “Seminários de Orientação e Instrução do CBMPA”. E tendo o objetivo de prevenir a população contra acidentes que possam vir a ocorrer, o primeiro dia de seminário foi dedicado ao nosso público externo.

1° Dia
A primeira palestra foi a do Capitão Neto, do Comando Operacional (COP), do Quadro de combatente e formado em medicina, o Oficial ministrou sobre a “Prevenção de acidentes domésticos”, direcionado ao cuidado com as crianças, que devido a quarentena estão em casa no tempo integral, então à atenção deve ser redobrada. Foram abordadas orientações quanto a queda, queimaduras, afogamentos em piscinas, engasgamentos e outros acidentes que poderão vir acontecer nas residências.

A segunda palestra foi realizada pelo Cabo Marcelo, do Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF). O militar falou sobre “Prevenção de afogamento em piscinas, praias e igarapés”, nos quais no mês de julho o índice de afogamento é maior devido as férias escolares. Nesta ocasião houve instruções aos banhistas quanto a primeiros socorros e a importância de seguir as orientações dos Guarda-Vidas nos locais, a fim de evitar acidentes.

No segundo dia de seminário as palestras foram direcionadas ao público interno, bombeiros que trabalham na atividade de guarda-vidas. No entanto, para disseminar esse conhecimento o segundo dia começou com um bate papo, onde o CBMPA convidou o Tenente Coronel Edison Ramos, reserva do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de São Paulo, para falar sobre “Liderança Militar”, com o propósito de instruir-los para uma boa carreira na corporação.

2° Dia
A terceira palestra também foi relativa ao afogamento, ministrada pelo Cabo Marcelo (GMAF), porém nesta segunda etapa houve outra abordagem com o seguimento da “Atuação do Guarda- Vidas, diante dos afogamentos”. E neste sentido foi falado sobre o comportamento e atuação do Guarda- Vidas nessas ocorrências, bem como, quais melhores procedimentos a serem aplicados.

A quarta e última palestra foi com a guarnição do 1° Grupamento Busca e Salvamento (1°GBS), composta pelo Major Campos, Capitão Nascimento e Soldado Alberto. Os militares falaram sobre “Abordagem Técnica de Tentativas de Suicídio”, tendo o propósito de instruir os socorristas ao aturarem diante dessas ocorrências. Diante disto, a palestra mostrou a parte teórica da legislação que ampara esse ação, como também abordagem tática e prática.

Assim sendo, o CBMPA mantêm as tradicionais comemorações alusivas ao dia Nacional do Bombeiro Militar, mesmo que de forma diferente. Para o Tenente Coronel Portilho, chefe da 3° Seção do Estado Maior Geral, responsável pela organização dos eventos, esta nova maneira de encontro será um referencial a ser adaptado para os demais eventos da instituição. “Nesses dois dias de seminário de Orientações e Instruções à distância, através de “lives”, avalio como uma experiência positiva para a corporação, portanto pretendemos tornar constante no CBMPA esse tipo de conferências através das redes sociais e dos links. Daí incluímos a tecnologia a favor das nossas programações diante deste momento delicado de pandemia”.

Todas as “lives” do Seminário de Orientaçoes e Instruções, estão disponíveis em nossas redes sociais no Facebook e Instagram com endereço do @cbmpa.