CBMPA INAUGURA POLO DO PEV NO MANGUEIRÃO
Publicado: 8 de novembro de 2018 - Hora: 11:37

5. CBMPA INAUGURA POLO DO PEV NO...
CBMPA INAUGURA POLO DO PEV NO MANGUEIRÃO

Veja mais fotos

Na última quarta-feira (07), a partir das 8h30, foi realizada a cerimônia de inauguração de um novo polo do Programa Escola da Vida (PEV), situado no bairro do Mangueirão. O evento ocorreu no Salão Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). O Comandante Geral do CBMPA, Coronel BM Zanelli, e o Subcomandante Geral do CBMPA, Coronel BM Augusto Lima, fizeram-se presentes na solenidade. Além disso, compuseram momento, pais e familiares dos alunos homenageados e também militares agraciados com certificados de Amigos do Programa Escola da Vida.

O 27° Grupamento Bombeiro Militar, do Mangueirão, tendo seu comando e subcomando pelo Tenente Coronel BM André Luis Nobre Campos e pela Major BM Gabriela Contente Gomes, foi contemplado com um novo polo do Programa Escola da Vida. Projeto do Corpo Bombeiros que visa à formação de pequenos cidadãos conscientes de seus deveres enquanto seres humanos e que objetiva, ademais, aproximá-los dos valores morais e da missão trazida pelos bombeiros militares.

Os alunos do PEV Mangueirão protagonizaram um magnífico coral acompanhado pela Banda Sinfônica do CBMPA. A homenagem aos convidados prestada por eles também contava com um vídeo que retrava momentos emocionantes da convivência e dos aprendizados desenvolvidos ao longo da jornada no Programa.

A Major Gabriela, grande incentivadora dos alunos e considerada “mãe” do Projeto no Polo do Mangueirão, disse em entrevista que o nome do projeto ilustra seus efeitos na prática: um aprendizado para a vida. “A Escola da Vida é o espaço das melhores experiências que eles podem ter. A atividade do Corpo de Bombeiros já traz entusiasmo e esse convívio com os guarda-vidas, socorristas, e o que aprendem sobre a prevenção, princípio de incêndios, sobre os perigos do gás de cozinha e, enfim, eles levam este conhecimento aos pais e nós precisamos de que o quanto mais pessoas tenham essas noções preventivas”, esclareceu a Major.

Os valores religiosos e cívicos foram assunto relevante na palestra presidida pelo Subcomandante Geral, Coronel BM Augusto Lima. Para ele, o sucesso no futuro depende exclusivamente da escolha individual e a cidadania parte também dos princípios éticos adquiridos em casa e no processo de aprendizagem. O Coronel explanou temas como o perigo das drogas e da criminalidade, e ressaltou que a decisão de fazer o certo determina os caminhos prósperos na vida de cada um.

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Zanelli, proferiu sua imensa admiração acerca deste projeto que beneficia e ajuda a vida de aproximadamente 3.000 crianças em todo Estado. “Não tenho dúvida nenhuma de que os exemplos dados na nossa instituição, as informações passadas e a interação com a família trazem oportunidade de sucesso no futuro”, disse o Coronel, que também agradeceu pela presença de todos.

Ao todo, 45 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, irão compor o novo polo do PEV. E sua existência gera uma grande esperança de que os ensinamentos absorvidos serão transformados em atitudes. A metodologia aplicada no Programa é criativa e estimula a ação. Assim, aprendendo de um jeito diferente e divertido, no futuro, estes alunos irão influenciar de forma positiva o meio do qual fizerem parte, pois uma vez aprendidas as lições fundamentais, serão disseminadas por meio de valores e conhecimento. Hoje, alunos. Amanhã, professores de boas atitudes na interminável escola da vida.

Texto:  Mônica Assunção

Fotos: Sargento Carlos