CBMPA GARANTE A SEGURANÇA NOS BALNEÁRIOS E ESTRADAS DURANTE A OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI 2021
Publicado: 7 de junho de 2021 - Hora: 18:34

5. CBMPA GARANTE A SEGURANÇA NOS BALNEÁRIOS...

Encerrou nesta segunda-feira (07) a Operação Corpus Christi 2021. Foram cinco dias, com início na última quinta-feira (03), em que 404 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenardoria Estadual de Defesa Civil realizaram o serviço de prevenção e resposta às urgências e emergências em balneários e estradas das diversas localidades do Estado.
No primeiro dia da operação foi observado grande fluxo de veículos no sentido de saída da capital pela Rodovia BR 316, que dá acesso aos principais balneários do estado. O fluxo ao longo da BR 316 se deu de forma amena até por volta das 18:00hs após esse horário foi observado um aumento do fluxo no sentido de saída da cidade de Belém. Uma viatura especializada em salvamento se encontrava para pronto atendimento na entrada de Mosqueiro a qual realizaria o atendimento ao longo da via , assim como uma viatura de resgate pertencente ao 12º GBM Santa Izabel. Para a 2º Tenente BM Adrielly Oliveira, Comandante da prevenção na barreira de Santa Maria, a tendência seria o aumento no fluxo de veículos em virtude do feriado prolongado. “Estamos com duas guarnições, uma de salvamento e outra de resgate, a pronto emprego para atuarem em ocorrências na rodovia BR 316, se necessário, uma vez que este trecho, compreendido entre os municípios de Castanhal e Santa Maria que é um dos trechos mais movimentados e que também registra um grande número de acidente”, afirmou a oficial. Em Salinópolis, na Praia do Atalaia, um dos pontos mais procurados pelos banhistas, mesmo com o afrouxamento das medidas e protocolos de prevenção, em razão da pandemia da Covid19, e a aproximação do Verão amazônico, o forte sol durante os dias de operação atraiu um público moderado, guarda-vidas faziam a prevenção nas praias, garantindo o reduzido número de ocorrências, como informou o supervisor da operação, Tenente-Coronel BM José Carlos Farias, “atenção às crianças, os pais terem maior cuidado e fique monitorando as ações das crianças, precisando de auxílio procure o guarda-vidas que estará sempre pronto para dar esse apoio”. Ainda na região nordeste do estado, na praia de Marudá, o fluxo de pessoas foi considerado razoável nos dias do feriado prolongado, como afirmou o Capitão BM J. Ferreira, comandante da prevenção na praia de Marudá e supervisor da operação no município, “estamos fazendo a cobertura dessa área litorânea, distribuindo os militares, já conhecedores dos pontos críticos de cada uma, nosso serviço de prevenção transcorreu de forma tranquila sem registros de maior gravidade”. Na Praia Grande de Outeiro, apresentou fluxo relevante de banhistas , com a presença de guarda vidas na praia, a comando do Capitão BM Robledo, não sendo informado ou registrado nenhuma ocorrência de grande relevância, mas o que chamou a atenção foi o número de crianças que se perderam dos pais ou responsáveis e da grande quantidade de linhas de pipas na extensão da praia. ” O sistema de segurança pública se preparou, como um todo, para esta operação, com o final de semana prolongado, o primeiro com o bandeiramento amarelo, então a expectativa era grande que o cidadão se deslocasse para os balneários de maior atração turística, tanto na região metropolitana quanto no interior do estado. Os órgãos de segurança atuaram na fiscalização, mas é necessário a consciência de todos” – Coronel PM Alexandre Mascarenhas, secretário adjunto de Operações da Segup”. Em Mosqueiro foi detectado pouco fluxo de banhistas, na praia do Marahú havia a presença de 06 (seis) guarda-vidas realizando prevenção , na praia do Farol o centro de comando se fazia presente , realizando controle de ocorrências, uso de embarcações, logística e atendimentos. No município de Baracarena, majoritariamente na praia do Caripi, na qual se concentrou o maior número de banhistas, com suporte de embarcações , guarda vidas e socorristas assim como o apoio da própria guarnição do 6º GBM, a operação se deu tranquilamente e sem ocorrências fatais no âmbito dos balneários. Na praia de Breja em Abaetetuba foi identificado poucos banhistas devido às recentes restrições em relação a água do balneário no entanto foi realizado o serviço de prevenção e alertas pelos guarda vidas pertencentes ao 15º GBM – Abaetetuba.

ASCOMCBMPA