CBMPA finaliza curso de combate à incêndio urbano
Publicado: 8 de dezembro de 2020 - Hora: 11:16

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA finaliza curso de combate à...
CBMPA finaliza curso de combate à incêndio urbano

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou na manhã desta segunda-feira (7) a formatura de conclusão do “Curso de Combate a Incêndio Urbano 2020 – CCIU” . O evento aconteceu no quartel BM de Ananindeua e contou com as presenças do Comandante-Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza, Oficiais da Corporação, personalidades homenageadas e familiares dos formandos. O CCIU, formou 25 Bombeiros Militares especialistas em combate a incêndio urbano, onde os alunos tiveram 180 horas de aulas operacionais intensivas para atuarem com competência em todos os cenários característicos de incêndios em veículos, edifícios e residências térreas.

Durante a cerimônia houve diversos momentos emocionantes. Logo no início, os militares e convidados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao Cabo Moisés, que faleceu no último sábado. Outros momentos marcantes foram a concessão dos brevês (distintivos do curso), entregues pelos padrinhos e madrinhas aos formandos e também a consagração ao Cabo Arruda, primeiro colocado no curso. Na ocasião, 17 personalidades foram homenageadas, as quais estiveram presentes à solenidade e receberam uma lembrança do Comando do 3º GBM: o Comandante-Geral e o Subcomandante-Geral do CBMPA, Coronéis Hayman Souza e Alexandre Nascimento, respectivamente, o vice-prefeito eleito de Ananindeua, Erick Monteiro, que representou o prefeito Dr. Daniel Santos, o vereador Joaquim Campos e representantes do Programa Rota Cidadã (RBA TV).

Segundo o precursor do curso, Tenente-Coronel Eduardo Neto, a motivação de servir à sociedade é um dos grandes motivos do CCIU. “Minha emoção de tudo que aconteceu durante o curso e hoje na formatura deles explica a gratidão a esses guerreiros em mais um curso de combate a incêndio urbano. Ainda espero poder contribuir com muitas outras especializações dos nossos militares para servirem à sociedade”.

E ao longo desses 15 dias de curso, a Corporação concedeu todo o aparato necessário para a execução das 14 disciplinas teóricas e práticas, sendo lecionadas por 32 instrutores e monitores. Tudo para oferecer o maior profissionalismo possível a esses novos especialistas em incêndios urbanos e assim atuarem com excelência na missão de combater as chamas e salvar vidas.

“A conclusão deste curso é um grande ganho para o CBMPA, isso vem do investimento que o Comando faz na capacitação do nosso efetivo, e com isso oferecer um melhor atendimento com mais rapidez e profissionalismo nos serviços de combate a incêndio urbano e assim atuar em qualquer momento que a população necessitar”, disse o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza.

Histórico do CCIU

O CBMPA sempre investe em equipamentos, tecnologias e capacitação de sua tropa de forma específica e assim em 2011, nasceu o curso de combate a incêndios urbanos, sob responsabilidade dos então Major Neto, Capitão Hélio e 1° Tenente Scienza, como uma ferramenta de melhoria na atuação dos profissionais, diante dos inúmeros cenários de riscos de incêndios apresentados nas cidades. O CCIU tem sua matriz curricular construída com base na participação de bombeiros paraenses em cursos de incêndios em cidades do país e exterior, o que deu ênfase para a percepção da instituição diante das necessidades, a construção de um modelo de atuação altamente técnico, estratégico e que evidenciasse a segurança das equipes nos cenários de incêndios. Hoje o curso de combate a incêndios urbanos do CBMPA, em sua 8ª edição, tornou-se uma das melhores ferramentas, reforçando que a Corporação investe como modelo operacional, na cultura da prevenção.

ASCOM CBMPA

Skip to content