CBMPA em parceria com HEMOPA realiza palestra sobre a Importância da doação de sangue.
Publicado: 9 de novembro de 2018 - Hora: 16:59

5. CBMPA em parceria com HEMOPA realiza...

No início desta sexta feira (09) às 9:00 da manhã, foi realizada uma palestra no salão nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiro, sobre a importância da doação de sangue ministrada pela Assistente Social Nilvete Nunes do HEMOPA.

Estavam presentes no evento cerca de 200 militares, entre oficiais e praças. Ressaltamos que esta campanha faz parte da semana de prevenção do Bombeiro do Pará.

No dia 30/11 às 08:00 será comemorado o dia ‘‘D’’ do Bombeiro, onde os mesmos se deslocarão para o Hemocentro para realização de doação de sangue. No dia 01/12 será a vez do Programa Escola da Vida (PEV) participar juntamente com seus familiares.

A Assistente Social frisou que a doação de sangue é um ato de solidariedade. E que o Corpo de Bombeiros tem sido um parceiro fundamental nesta campanha, além de fazer um lindo trabalho na capacitação de doadores, não só de sangue, mas, também de medula óssea. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. ‘’A importância da doação de sangue é em tudo que você pode imaginar, porque sangue é vida.’’ finalizou.

No entanto há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum

– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

– Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação

– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação

– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e pratiquem pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

Intervalos para doação

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Texto: Monica Alexandra Assunção – Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Silva