COMBATE A INCÊNDIO NO CBMPA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.
Publicado: 6 de fevereiro de 2023 - Hora: 17:42

5. COMBATE A INCÊNDIO NO CBMPA: INOVAÇÃO...
COMBATE A INCÊNDIO NO CBMPA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) receberam no Comando Operacional (COP), na manhã desta segunda-feira (06), a empresa Fogo Zero (Fornecedora de materiais e equipamentos de extinção de incêndio).

A convite do comandante operacional – Cel QOBM Jaime Rosa de Oliveira, estiveram presentes os comandantes da Região Metropolitana de Belém, assim como praças e oficiais.

Visando incêndios e eventos de grandes proporções como o Círio de Nazaré, o CBMPA e CEDEC receberam Márcio Silva e equipe (representantes e desenvolvedores comerciais da empresa Fogo Zero).

Na ocasião, foram apresentados produtos com suas composições e finalidades. Feito à base de extrato de ervas naturais, um dos produtos apresentados (cilindro portátil, com spray de 600ml) embora não seja um extintor de incêndio, algumas empresas já o utilizam como extinção rápida desde 2016 no sul e sudeste do Brasil. Pensado para pessoas que não possuem qualificação, o produto tem validade de 03 (três) anos.
Outro produto apresentado foi o Agente Extintor Florestal, também à base vegetal, sua utilização é direcionada no combate a incêndio florestal, tanto em viaturas, quanto nas bombas-costais. O bombeiro militar que fizer a sua infiltração na mata para extinguir o incêndio, terá mais autonomia e eficiência no combate, pois o material além de debelar o foco de incêndio, evita a propagação nos pontos onde já foi utilizado, evitando assim a reignição.

Para o combate de princípios de incêndios, é necessário em média, 2 min e 20 seg e 1600 a 2600 litros de água. Para visualizarmos na prática a eficácia do produto, foi feita uma demonstração em 03 experimentos:

1º Experimento:

Atuação do agente extintor do produto em princípio de incêndio classe A (em um colchão): A extinção foi efetuada com êxito em 9s.

2º Experimento:

O produto foi despejado há 10 dias em uma calça jeans, e no momento em que o fogo foi ateado, a parte da calça que estava com o produto não queimou, já o lado em que não há o produto, foi tomado pelo fogo.

3º Experimento:

Consistiu em incendiar um pneu. O grau de dificuldade para debelar este incêndio é um pouco maior, porém com o produto, o fogo foi exterminado em 06 segundos.

O produto tem eficácia de 60% e tem se manifestado de forma significativa nas 5 principais classes de incêndio, A, B, C, D e K e desejamos implementar na corporação. O produto não conduz corrente elétrica por ter composição orgânica e não deixa resíduos, podendo ser usado também em veículos.

“O Cop agradece a empresa Fogo Zero e faremos contato após avaliação do alto comando da corporação para saber a melhor forma de adquirirmos com rapidez o produto.” ressaltou o Cel QOBM Oliveira.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil priorizam salvaguardar vidas, o patrimônio e preservar o meio ambiente.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas!

Texto: ASCOM CBMPA