CBMPA E CEDEC APRESENTAM I PLANO ESTRATÉGICO
Publicado: 29 de novembro de 2022 - Hora: 13:22

5. CBMPA E CEDEC APRESENTAM I PLANO...
CBMPA E CEDEC APRESENTAM I PLANO ESTRATÉGICO

Na manhã desta quinta-feira (17), ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a apresentação do I Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O Plano Estratégico apresentado seguiu a metodologia da Escola Superior de Guerra, que é a instituição do ministério da defesa responsável pelos altos estudos no campo da segurança nacional. Os estudos realizados para o Pano Estratégico do CBMPA iniciaram no ano de 2020, e tiveram a colaboração de personalidades de instituições da segurança pública do Pará e de outros Corpos de Bombeiros Militares.
“O plano estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Pará 2022-2031 é uma política pública de segurança que irá nortear, dentro de gerações, a evolução da Corporação. O objetivo principal é estruturar, através das estratégias montadas e dentro do que é prioridade, as principais demandas da nossa corporação. Utilizado dentro da escola superior de guerra, o plano estratégico passa por uma teoria do bem comum. Trabalhamos de forma sistêmica, dentro de vários setores, para melhor atender a sociedade paraense. Iremos evoluir bastante com o I plano estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, o qual dará muitos frutos para nossa Corporação.” pontuo o Maj QOBM Rodrigo do Vale
O Comandante Geral da Corporação e Coordenador Estadual de Defesa Civil-Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza relembrou os eventos que ocorreram e ocorrerão no mês de Novembro e fez considerações sobre o Plano Estratégico:
“Este é um dos eventos que marcam os 140 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, estamos no Novembro Azul, tivemos nossa Manhã Alegre, vamos ter o concerto dia 22 de Novembro, dia 24 de novembro teremos o Baile e dia 26 de novembro a Corrida do Fogo. Nossos maiores objetivos são aprovação de novas leis, legislar a corporação e melhorar e ampliar as condições físicas do Corpo de Bombeiros Militar. Faz parte do meu plano de comando e das metas da minha administração. O Plano Estratégico não deixa de ser uma fonte de consulta e um documento oficial.”
O Cel QOBM Jaime de Aviz Benjó- Sub comandante Geral e Coordenador adjunto de Defesa Civil falou da importância do planejamento estratégico “Este planejamento aponta os cenários desejados daqui há 10 anos, é uma construção conjunta e o objetivo é fazer uma transição desde o Brasil Império, com a criação do Corpo de Bombeiros e chegando até o comando de 2019 a 2022, com a ideia de mostrar exatamente todo a evolução que a Corporação apresentou durante todos esses anos, mas especialmente de 2019 pra cá.”
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará está presente em 25 municípios e conta com 31 grupamentos espalhados por todo o Estado do Pará. O objetivo desta construção que se inicia usando a escola de guerra, é para que a instituição seja ainda mais reconhecida, com excelência e referência nacional na gestão de riscos e desastres com o emprego de tecnologias avançadas e profissionais capacitados e motivados. A essência da nossa Instituição é a prevenção e continuaremos salvando vidas e defendendo patrimônios.