CBMPA DA INÍCIO À 3ª FASE DA OPERAÇÃO FÊNIX 2021
Publicado: 18 de setembro de 2021 - Hora: 08:53

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA DA INÍCIO À 3ª FASE...
CBMPA DA INÍCIO À 3ª FASE DA OPERAÇÃO FÊNIX 2021

Com o objetivo de combater os incêndios florestais na Amazônia paraense, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deu início, na última segunda-feira (13), à 3ª fase da Operação Fênix 2021, cujas ações vêm como resposta ao grande número desse tipo de ocorrência, já que desde agosto de 2019 (primeira edição da operação) a março de 2021, o Pará acumulou 37% dos focos de calor e desmatamento, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
No mês de agosto deste ano, presença do CBMPA foi determinante para a redução dos pontos de queimadas no território paraense, com 455 ações de prevenção e 908 focos de incêndios combatidos, segundo informações obtidas junto à Secretaria de Operações Integradas (SEOP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesta terceira fase as equipes se deslocaram aos municípios que compõem as quatro fases da operação: Paragominas, Parauapebas, Pacajá e especialmente São Félix do Xingu e Novo Progresso, considerados os principais epicentros de focos de calor no estado. A missão precípua da Operação Fênix é a prevenção e o combate a incêndios florestais no entanto, as GCIF’s se depararam com uma situação atípica para o período, em virtude da instabilidade climática em São Félix do Xingu.

Na última quarta-feira (15), após uma chuva com fortes ventos vários imóveis foram destelhados, outros desabaram e foram registradas queda de muitas árvores. Neste sentido as Guarnições de Combate a Incêndios Florestais – GCIF, auxiliaram a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
“Estaremos alocando nossos recursos materiais e humanos, para auxiliar no planejamento da Prefeitura para atender às famílias atingidas pelas chuvas”, informou o 2º Tenente BM Rafael Mota, Chefe de Operações e Planejamento da base São Félix.

ASCOM CBMPA

Skip to content