CBMPA COMEMORA 137 ANOS: HÁ MAIS DE UM SÉCULO SALVANDO VIDAS NA DEFESA DO LEMA “VIDAS ALHEIAS, RIQUEZAS SALVAR!”
Publicado: 24 de novembro de 2019 - Hora: 12:11

5. CBMPA COMEMORA 137 ANOS: HÁ MAIS...

Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou na última sexta-feira (22), a solenidade cívico militar alusiva ao Dia do Bombeiro Paraense, comemorado neste domingo dia 24 de novembro. O CBMPA comemora 137 anos atuando na prevenção, auxílio, socorro e emergência, trabalhando sempre, com muito empenho e competência, no que tange o seu lema: Vidas Alheias, Riquezas salvar .
A corporação se destaca entre outras corporações nacionais por ser quarta mais antiga do Brasil.
A História começa em 1882, devido aos inúmeros incêndios na época, o Imperador D. Pedro II, determinou ao Corpo de Bombeiros da corte que enviasse uma guarnição com equipamento para implantar o serviço de prevenção e combate a Incêndio.
E em 24 de Novembro de 1882, o Doutor Justino Carneiro, presidente da Província, assinou o ato criando oficialmente a companhia de bombeiros, tendo como primeiro comandante o Capitão Antônio Veríssimo Ivo de Abreu, nascia naquela data a estimada Corporação do Soldado do Fogo.
Mas foi no Governo do Intendente Antônio Lemos que o crescimento e aparelhamento do CBMPA ocorreram de forma grandiosa. E com a nova Constituição Federal de 1988 e a Constituição Estadual de 1989, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, ganhou autonomia como corporação independente, tendo em seu artigo 200 as suas atribuições constitucionais voltadas à prestação de serviços á sociedade.
De acordo com o Comandante Geral do CBMPA, Coronel BM Hayman Apolo Gomes de Souza, “A, por mim carinhosamente chamada, corporação de Ivo de Abreu nesses 137 anos de existência, tem buscado bem servir a sociedade, são poucas as instituições centenárias existentes e o Corpo de Bombeiros marca seus 137 anos com um legado de compromisso e servidão à sociedade”, disse o comandante.
Na solenidade, foram entregues 254 medalhas de 10, 20 e 30 anos aos membros da corporação, por bons serviços prestados, além da outorga da medalha de Mérito Defesa Civil e da medalha do Mérito Intendente Antônio Lemos, para personalidades militares e civis.
Autoridades militares e civis marcaram presença na cerimônia cívico-militar no aniversário da corporação centenária, entre elas estavam o Secretário de Segurança Pública do Estado Ualame Fialho, que presidiu a solenidade, destaque ao 3° Sargento da reserva Oliveira, com 92 anos de idade, integrante do então Corpo de Bombeiros Municipal de Belém.
A cerimônia finalizou com o desfile da tropa com os pelotões formados por militares combatentes, oficias e praças, a banda de música do CBMPA, os cadetes do curso de formação de oficiais, o Programa Escola da Vida e o desfile motorizado com viaturas de incêndio, novas viaturas da defesa civil, entre outras.