Corpo de bombeiros COMBATE FOGO EM VEGETAÇÃO NO KM 27 DA RODOVIA CASTANHAL/CURUÇÁ
Publicado: 23 de outubro de 2019 - Hora: 08:21

5. Corpo de bombeiros COMBATE FOGO EM...

O Grupamento Bombeiro Militar de Castanhal, foi acionado, no início da noite desta terça-feira (22), pelos funcionários da Fazenda Carioca, localizada no KM 27 da PA 136, próximo ao município de Terra Alta.
Segundo relatos do gerente da fazenda, o fogo teve início por volta das 13h30, com a queda de um raio atmosférico, começando no pasto, segundo o funcionário, a princípio não havia maiores problemas, nem causava riscos, porém, com o passar do tempo e devido o vento mudar de direção, as chamas seguiram sentido aos prédios da propriedade, sendo assim necessário acionar os bombeiros já no início da noite. Foi deslocada para esta ocorrência, a guarnição comandada pelo Tenente Claudio, além da Viatura Auto Tanque Florestal (ATF 01), preparada especialmente para este tipo de ocorrência (fogo em vegetação), sendo usada toda a sua capacidade de tanque, cerca de 10 mil litros de água, além de ferramentas e equipamentos como soprador, mangueiras, esguichos e abafadores. Os bombeiros contaram com a o apoio fundamental dos sete funcionários da fazenda, que se empenharam no combate às chamas, com a coordenação dos militares, usando para isso 02 tratores, um com gás tanque, ajudando no combate direto e o outro com lâmina, abrindo aceiros para ao isolamento do fogo. Segundo o comandante do Socorro, foram queimados cerca de 175 hectares da fazenda, o fogo foi isolado por aceiros, pelo rio que passa próximo da propriedade e por uma vicinal, não havendo nenhum prejuízo material e humano.

Texto: Sargento BM Rogério Cerdeira Brito –  2º GBM
Imagens: Sargento Renato e Redes