CBMPA combate focos de incêndio na 3ª e última fase da Operação Fênix
Publicado: 31 de outubro de 2020 - Hora: 15:29

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA combate focos de incêndio na...
CBMPA combate focos de incêndio na 3ª e última fase da Operação Fênix

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil combateu os focos de incêndio na 3ª e última fase da Operação Fênix, no período entre 13 a 29 de outubro, com objetivo de extinguir os incêndios florestais do estado do Pará.

Com base no município de Parauapebas e região (Marabá, São Félix do Xingu, Redenção e Cumaru do Norte), o 23º Grupamento Bombeiro Militar deslocou suas guarnições para o combate às chamas no município, onde a equipe realizou a extinção de focos de incêndios em vegetação e em pequenos arbustos de terrenos baldios localizados próximo a residenciais. Os incêndios logo foram controlados, evitando sua propagação e danos a bens e ao meio ambiente. A guarnição logo se deslocava a outros pontos da cidade, onde os focos também estavam bastante visíveis. E com a ajuda da Defesa Civil Municipal, foi realizada ações rápidas com mangueiras, bombas costais e abafadores para o controle e rescado dos focos.

Nos dias que se seguiram, a Operação Fênix obteve êxito em sua finalidade, e os militares atuaram incansavelmente para proteger e resguardar a vida humana e o meio ambiente. O CBMPA, sabendo dessas necessidades, qualifica seus militares para estarem atuando em combate a focos de incêndio em todo o Estado. Na última sexta-feira (23), a Corporação realizou a formatura do Curso de Combate a incêndio florestal 2020, direcionado a Bombeiros Militares e militares do Exército e da Marinha. O curso foi realizado através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) do CBMPA com Coordenação Executiva sob responsabilidade do 23º Grupamento Bombeiro Militar (23º GBM), sendo dividido em 5 (cinco) disciplinas voltadas exclusivamente às atividades de desenvolvimento técnico-científico, além de contar com profissionais especialistas da área do combate a incêndio florestal. As aulas trouxeram técnicas e inovações na atuação dos militares nas queimadas.

O CCIF 2020 teve por objetivo formar profissionais atuantes na área de planejamento em ações de resposta a incidentes de natureza ambiental, especificamente os que envolvem incêndios em vegetação, com enfoque para procedimentos atinentes às áreas de segurança pública, defesa civil e preservação do meio ambiente.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content