CBMPA CELEBRA O DIA NACIONAL DO BOMBEIRO MILITAR ATRAVÉS DE LIVE NAS REDES SOCIAIS
Publicado: 2 de julho de 2020 - Hora: 20:37

5. CBMPA CELEBRA O DIA NACIONAL DO...

Na manhã desta quinta-feira (02), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou, no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMPA, em Belém, pela primeira vez na história da corporação, uma “live” em comemoração aos 164 anos dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (covid-19), respeitando os protocolos de segurança e cumprindo o decreto governamental, o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais do CBMPA, com o objetivo de alcançar os quartéis da região metropolitana de Belém e cidades do interior do Estado.

A “LIVE”:

Este ano, de forma inédita, a solenidade comemorativa foi totalmente on-line, nem por isso deixou de ser emocionante. Inicialmente, foi prestada uma homenagem aos militares através de um vídeo institucional com imagens das diversas áreas de atuação, uma forma de demonstrar toda a técnica, força e persistência de nossos profissionais em ação. A bandeira do Estado à meio mastro ao som do toque fúnebre da corneta, marcou o início de um dos momentos mais emocionantes da cerimônia: hora em que se exibiu o vídeo dedicado aos bombeiros militares que faleceram em 2020. Dando continuidade, foram lidos os decretos dos agraciados civis e militares, com a entrega das medalhas: D. Pedro II; Ordem do mérito operacional; Mérito de Estratégia Bombeiro Militar; Serviços Relevantes Operacional e Serviços Relevantes de Intendência.

Estiveram presentes, além do Comandante Geral do CBMPA Coronel BM Hayman Souza, e do Chefe do Estado Maior Geral do CBMPA, Coronel BM Alexandre Costa, o Comandante Operacional do CBMPA Coronel BM Reginaldo Pinheiro e diretores das seções, além do Comandante Geral da Polícia Militar Coronel PM Dilson Júnior e o Delegado Geral Adjunto de Polícia Civil Herbert Renan. Segundo o Coronel BM Hayman Souza, Comandante Geral da Corporação, “Esta é a primeira transmissão à distância da solenidade alusiva ao dia nacional do bombeiro militar da nossa Instituição sem a presença ilustre de nossa tropa a pé firme, além dos nossos convidados especiais. A nossa Corporação tem o nobre compromisso e responsabilidade ininterrupta de salvar vidas, que também é o nosso lema, andando lado a lado com a sociedade, cumprindo com a ordem de segurança pública. Queremos parabenizar todas as Corporações do Brasil e seus integrantes ativos, veteranos e aqueles que já partiram, por fazerem parte da história desse estado e deste país.” O Governador do Estado, Helder Barbalho, prestou sua homenagem através de vídeo, e enfatizou o valor da Instituição para a sociedade. “O CBMPA é importante para o nosso Estado, para a nossa população, para o nosso país.  Acima de tudo, que possamos cada vez mais ter o nosso Corpo de Bombeiros na missão de salvar vidas, estando alerta e vigilante a todo o momento.” finalizou o governador.

A HISTÓRIA:

Os Corpos de Bombeiros de todo o país comemoram o 164º aniversário de criação da primeira corporação profissional de combate a incêndios no país, em 1856. Em 1954, no governo Getúlio Vargas, por iniciativa do então Ministro da Justiça Tancredo Neves, o imperador Dom Pedro II seria reconhecido e declarado patrono dos “Soldados do fogo” de todo o Brasil. Também por ato do decreto de 1954, o presidente Getúlio Vargas instituía o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção contra incêndio.” E desde então, nesses 164 anos de criação dos CBM’s, os oficiais e praças do Estado do Pará prestam homenagens ao seu patrono nacional, D. Pedro II. O CBMPA é considerado a 3º Corporação BM mais antiga do Brasil, criada também no período do Brasil Império, 26 anos após 1856.

Vida longa aos soldados do fogo dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil!