CBMPA CELEBRA O DIA NACIONAL DO BOMBEIRO MILITAR ATRAVÉS DE LIVE NAS REDES SOCIAIS
Publicado: 2 de julho de 2021 - Hora: 18:04

5. CBMPA CELEBRA O DIA NACIONAL DO...

Na manhã desta sexta-feira (02), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizou no Quartel do Comando Geral do CBMPA, em Belém, uma “live” em comemoração aos 165 anos dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Pela segunda vez não houve o desfile militar nem a tropa formada, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (covid-19), respeitando os protocolos de segurança e cumprindo o decreto governamental, o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais do CBMPA, com o objetivo de alcançar os quartéis da região metropolitana de Belém e cidades do interior do Estado.

A “LIVE”:

Este ano, a solenidade comemorativa foi totalmente on-line, nem por isso deixou de ser emocionante. A bandeira do Estado à meio mastro, o toque fúnebre da corneta, marcou o início de um dos momentos mais emocionantes da cerimônia: hora em que se exibiu o vídeo dedicado aos bombeiros militares que faleceram nestes tempos de pandemia.
Dando continuidade, foram lidos os decretos dos agraciados civis e militares, com a entrega das medalhas: D. Pedro II; Ordem do mérito operacional; Mérito de Estratégia Bombeiro Militar; Serviços Relevantes Operacional e Serviços Relevantes de Intendência.
Em seguida, foi prestada uma homenagem aos militares através de um vídeo institucional com imagens das diversas áreas de atuação, bem como as conquistas no âmbito jurídico da instituição, uma forma de demonstrar toda a técnica, força e persistência de nossos profissionais em ação.
Estiveram presentes, além do Comandante Geral do CBMPA Coronel BM Hayman Souza, o Coronel Bm Alexandre Costa Do Nascimento – Chefe Do Estado-Maior Geral e Subcomandante Geral, Coronel BM Roger Ney Lobo Teixeira – Diretor De Saúde, Coronel BM Reginaldo Pinheiro dos Santos – Coordenador-Adjunto Estadual de Defesa Civil
Coronel BM Marcos Roberto Costa Macedo – Comandante Operacional, Coronel BM Jaime Rosa de Oliveira – Diretor de Pessoal, Coronel BM Jayme de Aviz Benjó – Diretor de Finanças, Coronel BM André Luiz Nobre Campos – Diretor de Telemática e Estatística e
Coronel BM Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro – Ajudante Geral.
O Coronel BM Hayman Souza, Comandante Geral do CBMPA, aproveitou para agradecer a presença dos militares na solenidade e se solidarizou com os familiares que perderam seus entes queridos.
O Coronel lembrou também que a data do dia 02 de Julho serve para lembrarmos da existência do trabalho dos bombeiros e dizer à sociedade brasileira que ela pode contar sempre com os Corpos de Bombeiros do Brasil, em especial ao CBMPA. Por fim, parabenizou a todos os agraciados com as medalhas que a Corporação possui e que são concedidas no dia 2 de Julho e agradeceu a todos os bombeiros militares do estado do Pará, pelo compromisso à frente das missões e dos serviços ofertados à sociedade paraense. O Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social Ualame Machado, prestou sua homenagem através de vídeo, e enfatizou o valor da Instituição para a sociedade. “A missão dos Bombeiros Militares do Brasil é salvar vidas e proteger o patrimônio, a nossa gratidão e reconhecimento ao trabalho de cada um para que cada servidor se sinta prestigiado e parabenizado em cada canto do Estado do Pará para que possamos cada vez mais salvar vidas e preservar o patrimônio da população, é importante para o nosso Estado, para a nossa população, para o nosso país. Acima de tudo, que possamos cada vez mais ter o nosso Corpo de Bombeiros na missão de salvar vidas, estando alerta e vigilante a todo o momento.” finalizou o secretário.

A HISTÓRIA:

Os Corpos de Bombeiros de todo o país comemoram o 165º aniversário de criação da primeira corporação profissional de combate a incêndios no país, em 1856. Em 1954, no governo Getúlio Vargas, por iniciativa do então Ministro da Justiça Tancredo Neves, o imperador Dom Pedro II seria reconhecido e declarado patrono dos “Soldados do fogo” de todo o Brasil. Também por força do decreto de 1954, o presidente Getúlio Vargas instituiu o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção contra incêndio.” E desde então, nesses 165 anos de criação dos CBM’s, os Oficiais e Praças do Estado do Pará prestam homenagens ao seu patrono nacional, D. Pedro II. O CBMPA é considerado a 3º Corporação BM mais antiga do Brasil, criada também no período do Brasil Império, 26 anos após 1856.

Somos o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, vidas alheias e riquezas salvar!