CBMPA CAPACITA MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA O COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS
Publicado: 19 de junho de 2020 - Hora: 20:56

5. CBMPA CAPACITA MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO...

Nesta semana o Corpo de Bombeiros Militar do Pará ministrou o Curso  Básico de Combate a Incêndios Florestais, que capacitou 100 militares do Exército Brasileiro. As aulas tiveram início na segunda-feira quinta-feira (15) e finalizaram na manhã desta sexta-feira (19), entre teóricas e práticas.

As instruções foram coordenadas pelo Major Marco Leão, e uma equipe formada por outros 5 bombeiros militares que repassaram os aspectos teóricos e de manipulação do equipamento técnico, realizadas no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), em Belém. Do total de militares formados, 70 eram do 2º BIS e 30 do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar. “Tudo isso está sendo realizado visando as ocorrências de incêndio em regiões que já podem ser indicadas pelos focos de calor registrados pelos principais satélites de monitoramento do Brasil”, afirmou o Major Marco Leão.

O preparo dos militares como brigadistas de incêndios antecede a Operação Verde Brasil das Forças Armadas Brasileiras que deve ocorrer no segundo semestre deste ano, período em que se intensificam as queimadas especialmente nas áreas rurais e de florestas do país. E que no ano passado atingiram de forma catastrófica a região Amazônica. Segundo o Tenente Pedroza do Exército Brasileiro, o curso é fundamental para a sua atuação na operação. “Para mim como comandante de pelotão, as aulas serviram para aprender como se empregar a tropa no combate aos incêndios florestais”, conta o militar que também é um dos integrantes da turma.

A parceria entre o CBMPA e o Exército Brasileiro surgiu no ano passado na execução da Operação Fênix que combateu uma série de incêndios florestais na Amazônia Brasileira, e que é fundamental para a resolução bem sucedida de operações desse porte.