CBMPA CAPACITA MILITARES À DISTÂNCIA
Publicado: 16 de abril de 2021 - Hora: 16:23

5. CBMPA CAPACITA MILITARES À DISTÂNCIA
CBMPA CAPACITA MILITARES À DISTÂNCIA

O Curso de Vistorias Técnicas Nível I – 2021 foi adaptado para a modalidade à distância pela primeira vez.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) e com apoio da Diretoria de Serviços Técnicos (DST) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE), iniciou o Curso de Vistorias Técnicas Nível I – EAD/2021 (CVT NÍVEL I – EAD/2021), que foi adaptado para a modalidade à distância.
É a primeira vez que a Corporação realiza um curso de nível técnico neste formato. O objetivo do curso é preparar, habilitar e capacitar Oficiais e Praças Bombeiros Militares ao exercício do serviço de atividade técnica, com base nas normas técnicas vigentes, bem como apresentar aos alunos a base do conhecimento técnico específico da Segurança Contra Incêndio e Emergência em ações proativas de risco; habilitar os alunos a realizar vistorias técnicas em Sistemas de Segurança Contra Incêndio e Emergência em edificações e áreas de risco.
No dia 14 de abril de 2021, às 14h, foi realizada a aula inaugural do CVT NÍVEL I – EAD/2021, através de uma transmissão ao vivo no canal do Youtube, com abertura realizada pelo Subdiretor de Ensino e Instrução do CBMPA, Tenenye-Coronel QOBM Marcelo Nogueira, e posterior apresentação pelo Coordenador do curso, o Major QOBM Raimundo Moura, o qual repassou todas as orientações pertinentes aos objetivos do curso, metodologia a ser empregada, processo avaliativo e plataforma de ensino a ser utilizada. A aula aconteceu nas dependências da Diretoria de Serviços Técnicos do CBMPA.
Esta adaptação trouxe novidades educacionais, além do desafio de continuar qualificando os alunos do curso em meio à pandemia da Covid-19. No decorrer do curso, os alunos serão monitorados através de atividades diárias, via plataforma digital. São 06 disciplinas ministradas por Oficiais e Praças da Corporação. No total são 129 alunos, sendo divididos em três turmas de 43 alunos.
Segundo o Capitão Davidson Sales, Supervisor de Estágio do Curso, foi um desafio adaptar para um formato de educação à distância. “A Corporação está primando pela modalidade à distância, haja vista o contexto nacional pelo qual o país está passando com a pandemia e a necessidade da instituição Bombeiro Militar do Pará ter profissionais credenciados e capacitados para atuar na área de Segurança Contra Incêndio e Emergência realizando Vistorias Técnicas”, explica.
O Novo formato EAD possibilita abranger uma quantidade maior de militares, inclusive os lotados no interior do Estado. O Major QOBM Moura, Coordenador do curso, informou que a carga horária é extensa. “São 100 horas de teoria, mais 20 horas de estágio, adaptado para a forma virtual. É um desafio repassar essa carga horária, pelo nível técnico das disciplinas abordadas. A curva de aprendizado é longa, isso é um dos desafios a vencer”.
A previsão do término do curso é no final do mês de maio.