CBMPA ATUARÁ EM MAIS UM CÍRIO GARANTINDO A SEGURANÇA PÚBLICA
Publicado: 7 de outubro de 2021 - Hora: 14:05

5. CBMPA ATUARÁ EM MAIS UM CÍRIO...
CBMPA ATUARÁ EM MAIS UM CÍRIO GARANTINDO A SEGURANÇA PÚBLICA

Na tarde da última quarta-feira (06), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, participou da coletiva de apresentação da Operação Círio 2021, programada para os dias 08, 09 e 10 de outubro, realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (Segup), com o objetivo de informar como está sendo planejada, seguindo as diretrizes de contenção do Coronavírus. Permanecerá o voo da imagem peregrina pelos céus paraenses por mais um ano através do Círio pelo Ar.

A 229ª edição do Círio de Nazaré, conhecida por seu grande número de fiéis e seguidores, mantém seu posto como a maior procissão católica do país e contará com um grande esquema de proteção. Devido a diminuição do número de casos e mortes por conta da COVID-19, haverá uma maior flexibilização, mas a fé paraense segue sem abrir mão dos cuidados necessários. Além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, integram o esquema de segurança Polícias Civil e Militar, Detran, Centro de Perícias Renato Chaves, Grupamento Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações, Secretaria de Saúde Pública, Polícia Rodoviária Federal, além das Guarda Municipal de Ananindeua, Belém e Marituba, dentre outros órgãos.

Mais de 1.500 agentes estarão empregados nas ruas entre os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Um reforço também será garantido nas proximidades da Basílica Santuário e proximidades da quadra nazarena, sendo que o CBMPA empregará 21 viaturas, três embarcações e um efetivo total de 180 militares distribuídos entre os próximos dias: sexta, sábado e domingo. A Corporação estará atuando em conjunto com todos os órgãos fiscalizando e evitando possíveis aglomerações, assim como acidentes envolvendo romeiros vindos de outros municípios. “A atuação do Corpo de Bombeiros será idêntica como se fosse um Círio normal. Nós teremos o efetivo ordinário trabalhando nos quartéis e mais o reforço extra para atuar na sexta, no sábado e no domingo”, informou o Comandante Geral do CBMPA, Coronel QOBM Hayman Souza.

Confira como se dará o esquema de segurança para o Círio de Nazaré:

Na sexta-feira (08): os órgãos de segurança acompanharão o traslado da imagem peregrina até o município de Marituba e seu retorno até Belém. Conforme a Diretoria de Nazaré, a imagem será conduzida no veículo oficial sem paradas pelo percurso para homenagens, evitando assim aglomerações.

No sábado (09): os agentes estarão presentes nos pontos de interdição para garantir que os fiéis não se dirijam até o Colégio Gentil Bittencourt, onde ocorrerá a missa da trasladação sem a presença do público, e transmitida de forma virtual.

No domingo (10): o momento tão aguardado ocorre novamente através do Círio pelo Ar. A condução especial se dará pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) desde um píer instalado perto do ponto turístico da Casa das Onze Janelas até a Basílica Santuário, encerrando assim a programação.

É importante também ressaltar que pontos de interdição das vias também serão mantidos a partir de 14h de sábado até as 14h do domingo. As pessoas que residem nos trechos bloqueados terão o acesso garantido somente apresentando o comprovante de residência referente ao local destinado.

Confira abaixo os trechos que fazem parte da interdição:

Av. Nazaré com Travessa Quintino Bocaiúva;
Av. Nazaré com Av. Generalíssimo Deodoro;
Av. Nazaré com Travessa Quatorze de Março;
Av. Gentil Bittencourt com Av. Generalíssimo Deodoro;
Av. Gentil Bittencourt com Travessa Quatorze de Março;
Av. Brás de Aguiar com Travessa Quintino Bocaiúva;
Av. Governador José Malcher com Travessa Joaquim Nabuco;
Av. Governador José Malcher com Av. Generalíssimo Deodoro;
Av. Governador José Malcher com Vila Leopoldina;
Av. Governador José Malcher com Travessa Quatorze de Março;
Travessa Siqueira mendes com Travessa Padre Champagnat;
Rua da Ladeira do Castelo com Rua Conselheiro João Alfredo;
Rua Dr. Assis com Travessa Félix Roque;
Rua Dr. Malcher com Travessa Félix Roque;
Rua Dona Tomazio Perdigão com Travessa Félix Roque;
Rua Conselheiro João Alfredo com Avenida Portugal.

Texto: VC Laylton Corpes, com informações da Agência Pará e SEGUP;
Fotos: VC Larissa Duran.