CBMPA atuará com 777 militares no Círio de Nazaré
Publicado: 29 de setembro de 2017 - Hora: 13:19

5. CBMPA atuará com 777 militares no...
CBMPA atuará com 777 militares no Círio de Nazaré

Mais de 21 mil agentes de diversas instituições, secretarias e órgãos estarão em ação no Círio de Nazaré 2017. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, participou de coletiva à imprensa realizada na Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na manhã desta quinta-feira, 28, para esclarecer como será a atuação neste ano.

777 Bombeiros Militares do Cbmpa estarão presente em todas as atividades da quadra nazarena do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Durante as romarias, missas e procissões, os bombeiros irão atuar em serviços de prevenção e combate a incêndio, salvamento terrestre e aquático, atendimento de urgência e emergência, controle de pânico, vistorias em prédios, em instalações provisórias (arquibancadas e palanques), em materiais que obstruam as passagens das procissões, e na fiscalização do excesso de fogos ou artefatos pirotécnicos presentes ao longo das procissões, com objetivo de preservar, conservar e estabelecer a integridade física e patrimonial do público presente.

Durante a coletiva, o Comandante geral do CBMPA, Coronel Zanelli Nascimento, explicou sobre os cuidados e preparativos para esse grande evento. “Há cerca de um ano já estamos trabalhando e planejando para desenvolver a segurança no círio de 2017. Todas as estruturas que serão montadas, nas vias do percurso do círio, passarão por vistorias do CBMPA e a população irá contar com 777 Bombeiros Miliares” comentou o Comandante.

As instituições que estão desenvolvendo atividades para garantir um bom desenvolvimento do evento são: Exército, Marinha, aeronáutica, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil, Departamento Estadual de Trânsito, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Centro Integrado de Operações (CIOP), Grupamento Marítimo Fluvial e Aéreo, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém e Ananindeua, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias Estaduais de Turismo e de Saúde Pública, Guarda de Nazaré e Festa de Nazaré.

O Secretário de Segurança Pública do Estado, General, Jeannot Jansen, contou que a segurança do círio será rigorosa. “Neste ano, algumas coisas tiveram que ser modificadas em prol da segurança de todos. Nosso trabalho é gerenciar os riscos e diminuí-lo”, afirmou o Secretário.

Novidades para 2017

Serão utilizadas 20 plataformas de observação de agentes de segurança. As estruturas estarão distribuídas ao longo do trajeto das procissões. Outra novidade para o Círio 2017 é a mudança do local da Sala de Situação, do Corpo de Bombeiros para a sede do CIOP. A sala será montada a partir das 7 horas da sexta-feira, 6, que ficará em atividade até no domingo do Círio.

A sala de situação será montada para monitorar as ocorrências do evento e do entorno do local. O ambiente também será um meio para acesso à informação, permitindo que imprensa e interessados possam adquirir informações como:  número de pessoas, de ocorrências, tipo de situações entre outras.

As ações de segurança possuem o objetivo de proporcionar a sensação de segurança e oferecer possíveis atendimentos emergenciais, além de trabalhar na prevenção de ocorrências de delitos como roubo.

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo. Reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões.

O Círio em Belém do Pará é a maior manifestação religiosa do brasil, sendo em dezembro de 2013, declarado pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade.

por Ascom CBMPA