CBMPA ATUA NO CURSO “CONDUTOR DE TRILHAS E CAMINHADAS”.
Publicado: 19 de dezembro de 2021 - Hora: 12:15

5. CBMPA ATUA NO CURSO “CONDUTOR DE...
CBMPA ATUA NO CURSO “CONDUTOR DE TRILHAS E CAMINHADAS”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ministrou através do 24° Grupamento Bombeiro Militar de Bragança (GBM) o Curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas”. O módulo 3 – noções de Resgate, foi realizado no município de Bragança nos dias 06 a 10 de dezembro de 2021. As  instruções foram ministradas em locais distintos e as aulas teóricas e práticas foram realizadas na casa da cultura, já as instruções de campo na comunidade, ocorreram na trilha do Camutá. Os Sargentos Graciel, Quadros, Cabos Lima e Renan, do 24° GBM, ministraram as referidas instruções de atendimento pré-hospitalar, bem como, nós e amarrações para os alunos do curso de condutor de trilhas, com os seguintes temas: PCR/RCP, de acordo com as novas atualizações da American Heart Association (AHA), hemorragias exsanguinantes e uso do torniquete, XABCDE do trauma, atualizado de acordo com o PHTLS 9° edição, queimaduras, emergência com picadas de ofídios, fraturas e outros. Além de improviso de maca com uso somente de corda, assim como de roupas para confecções de padiolas e utilização de maca de arrasto/tática. Foi ainda instruído pela equipe, o resgate em prancha com uso de cordas e nós e amarrações. O módulo contou com práticas em sala de aula como o uso de manequim para reanimação cardiopulmonar e DEA de treinamento, assim como, simulação realística em campo com a participação de alunado, visando uma melhor compreensão da realidade que vão encontrar. No último dia de instrução, o Major QOBM Dinaldo e Major QOBM Rodrigues, Comandante e Subcomandante do 24° GBM, respectivamente, realizaram uma visita ao curso e agradeceram a parceria SETUR e CBMPA e reforçaram a importância deste tipo de atividade no Município, a qual produz resultados positivos para a comunidade local.

ASCOM CBMPA.

Texto e imagens: 24º GBM-Bragança.