CBMPA atua na última fase da “Operação Amazônia Viva”
Publicado: 16 de novembro de 2020 - Hora: 21:10

5. CBMPA atua na última fase da...
CBMPA atua na última fase da “Operação Amazônia Viva”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atuou na quinta fase da “Operação Amazônia Viva” junto a outros órgãos de Segurança Pública pertencentes à Força Estadual de Combate ao Desmatamento. A operação aconteceu no período de 26 de outubro a 7 de novembro, atuando na repressão a crimes ambientais.

Os agentes realizaram incursões nos limites na divisa do Pará com os Estados do Mato Grosso e Amazonas, deslocando-se em comboios para a execução do combate aos ilícitos contra o meio ambiente, em especial a atividade de garimpeiros ilegais. Durante os deslocamentos, houve uma atuação na rodovia Transgarimpeira, que corta os municípios de Altamira e Itaituba. Bombeiros Militares que estavam devidamente equipados com materiais operacionais realizaram a desobstrução da via devido a um caminhão tanque com 22.000 litros de combustível que impedia o tráfego de veículos.

Nos dias em que as equipes estiveram em campo, o Pará registrou queda de 70% no desmatamento, comparado ao mesmo período do ano passado. Essas informações são produzidas com base nos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Operação Amazônia Viva faz parte do pilar de Comando e Controle do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), coordenado pela SEMAS. A macroestratégia inclui, além da repressão a crimes ambientais, ações de incentivo ao desenvolvimento sustentável no campo como: apoio técnico aos produtores rurais, regularização fundiária e ambiental e linhas de crédito direcionadas a quem mantém boas práticas ambientais.

O trabalho da Força Estadual de Combate ao Desmatamento teve seis frentes de ação nos municípios de Senador José Porfírio, Moju, Tailândia, Pacajá, Novo Progresso e São Félix do Xingu, que cobre no total uma região que abrange 15 municípios, tendo equipes formadas por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Policiais Militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Policiais Civis e Peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.