CBMPA ATUA NA “OPERAÇÃO AMAZÔNIA VIVA”
Publicado: 30 de julho de 2020 - Hora: 16:11

5. CBMPA ATUA NA “OPERAÇÃO AMAZÔNIA VIVA”
CBMPA ATUA NA “OPERAÇÃO AMAZÔNIA VIVA”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, está atuando na “Operação Amazônia Viva”, em conjunto com outras instituições estaduais, no planejamento, monitoramento e execução das ações governamentais emergenciais para o combate do desmatamento, incêndios e ilícitos ambientais no Estado do Pará.

A Operação iniciou no último dia 13 de Julho e atuará até o dia 31 do mesmo mês, onde integra várias instituições de segurança pública do Estado do Pará, através do Decreto nº 551 de 17 de fevereiro de 2020, que instituiu a Força Estadual de Combate ao Desmatamento no Estado do Pará, sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). O CBMPA e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, destacaram 34 Bombeiros Militares para atuarem no combate às queimadas, junto a outros órgãos, como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), integrantes da Polícia Militar do Pará, Polícia Civil do Pará, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e o Centro de Perícias Científicas do Estado do Pará, todos estão divididos em seis polos nos seguintes municípios: São Félix do Xingu, Pacajá, Uruara, Itaituba, Novo Progresso e Anapu. Cada guarnição de agentes já percorreu em média 3000 km, combatendo 6 ocorrências de queimadas, como também, em atuações em ocorrências de resgates e de atendimentos pré-hospitalar com membros da ação. E nesta operação já há um resultado positivo, pois conseguiu-se reduzir em 56% as queimadas e desmatamentos, referentes ao mesmo mês do ano passado.

Para o Major BM Marcos Leão, Subcomandante da Operação, todo o planejamento para o combate das queimadas está ocorrendo positivamente. “Mais um ano combatendo as chamas na Amazônia, e até o momento está sendo um sucesso, conseguimos ultrapassar o esperado para essas regiões. E esta atuação de todos os órgãos integrados, resulta em uma boa experiência para quando formos executar a Operação Fênix, no mês seguinte. E assim melhorarmos cada vez mais as operações de combate a incêndios florestais do CBMPA”.

Na Operação Amazônia Viva, o CBMPA tem a missão de estabelecer recursos humanos e logísticos necessários para referida operação, dentro de sua competência institucional, através de atividades de instrução e capacitação de combate a incêndio florestal para outras instituições, como também ações educativas voltadas às comunidades locais para a prevenção de incêndios florestais e operações integradas com as instituições empenhadas no combate das queimadas nas localidades afetadas.

Objetivos do CBMPA na Operação Amazônia Viva:

1. a) Realizar ações preventivas junto às comunidades com atividades de prevenção através da Educação Ambiental;
  2. b) Elaborar o mapeamento de áreas prioritárias e críticas de ocorrências de incêndios dos municípios afetados;
  3. c) Reforçar e aprimorar a operação através da disponibilidade das guarnições e viaturas operacionais do CBMPA;
  4. d) Atuar nas potenciais causas desses incêndios, limitando sua ocorrência;
  5. e) Antecipar a tomada de decisões sobre eventuais riscos de incêndio, através da sistematização de informações e integração dos diferentes órgãos que formam o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais;
  6. f) Definir responsabilidades e atribuições a todos os envolvidos na execução da missão, para que a operação transcorra de forma eficiente dentro da competência de cada órgão.