CBMPA ATUA NA FISCALIZAÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO CARNAVAL 2021
Publicado: 18 de fevereiro de 2021 - Hora: 12:14

5. CBMPA ATUA NA FISCALIZAÇÃO DURANTE A...
CBMPA ATUA NA FISCALIZAÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO CARNAVAL 2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, iniciou na última sexta-feira(12) a “Operação Carnaval 2021, Prevenção em Balneários e Estradas”. Frente a atual realidade de pandemia e a atualização do Decreto Estadual n° 800 no dia 28 de janeiro de 2021, na qual, atuou com 193 militares com o serviço de fiscalização balneária, de maneira que os banhistas não tivessem acesso à praia, e também de prevenção e resposta à urgência e emergência caso fosse necessário, em balneários e estradas nas diversas localidades do Estado. O CBMPA, estará presente em 2 partes: Operação Estrada e Fiscalização Balneária.

Nas praias do distrito de Outeiro o serviço de orientação ocorreu de forma tranquila, alguns moradores locais insistiam em permanecer ao longo da faixa de areia porém se retirando após algumas advertências. Na praia do Cruzeiro em Icoaraci entretanto, o público por meio de alguns grupo isolados insistiam em ficar na praia tanto para lazer quanto para a prática de esporte em grupo, o serviço dos guarda-vidas se deu enfatizando o objetivo principal da guarnição no local, que era o cumprimento do decreto. Na Praia do Caripi em Barcarena e Beja em Abaetetuba não houve intercorrências relacionadas a desobediência e o serviço de fuscalização e orientação se deu tranquilamente. Mesmo com a redução no fluxo de veículos, o CBMPA atuou nas estradas com a prevenção nas barreiras de Nova Timboteua e Santa Maria, “Conforme estatísticas, este é um ponto crucial da BR 316, no acesso até Salinópolis, onde mais ocorre acidentes, estamos com uma equipe de salvamento e resgate para, caso ocorra algum acidente, diminuirmos o tempo-resposta do Corpo de Bombeiros salvaguardar essas vidas”, informou o Tenente BM Da Cunha, comandante da prevenção na barreira de Santa Maria.

No município de Salinópolis, destino mais procurado pelo público durante os feriados prolongados, a atuação da corporação no intuito de fazer cumprir a atualização do decreto estadual, foi realizada nas principais praias da região e foi bem aceita pelos frequentadores, conforme repassou o Major BM Scienza, da SEGUP. “O público está compreendendo que nós estamos fazendo isso não com o objetivo de vetar o lazer e sim de refrear o avanço das contaminações da COVID-19. As abordagens estão sendo tranquilas, bem como a resposta do público positiva quando abordado”, disse.

Em Mosqueiro, outro local com grande concentração durante o período carnavalesco, o tempo chuvoso colaborou para distanciar os banhistas da praia. Segundo o Capitão BM Ribeiro, comandante da praia em Mosqueiro, o fluxo de banhista diminuiu ao longo do período da operação. “Observamos que desde sexta-feira, no início da operação, as abordagens foram mais intensas. No decorrer do fim de semana, as pessoas já se conscientizaram e deixaram de vir à praia, onde o banho está vetado. Essa é uma situação momentânea precisamos ter consciência e em outra oportunidade poder vir à praia sem risco de contaminação da COVID-19”, comentou.