CBMPA ATUA NA 9° FASE “OPERAÇÃO AMAZÔNIA VIVA” FRENTE ANAPU
Publicado: 2 de março de 2021 - Hora: 19:38

5. CBMPA ATUA NA 9° FASE “OPERAÇÃO...
CBMPA ATUA NA 9° FASE “OPERAÇÃO AMAZÔNIA VIVA” FRENTE ANAPU

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do 9° Grupamento Bombeiro Militar/Altamira (9°GBM), no período de 10 a 27 de fevereiro, integrou a força estadual de combate ao desmatamento e queimadas, Operação ”Amazônia Viva” em sua 9° fase, junto a outros órgãos de Segurança Pública pertencentes à Força Estadual de Combate ao Desmatamento. A força tarefa, teve como objetivo fiscalizar e combater desmatamentos ilegais em 02 (dois) municípios do sudoeste paraense: Anapú e Senador José Porfírio.

Durante a operação foram realizadas apreensões e inutilização de tratores e motosserras e diversos autos de infrações. Entre os equipamentos estavam: 05 motosserras, 1 (um) trator de esteira, 1 (um) trator de pneu/carregadeira, 1 (um) trator CBT, 1 (um) carreta e 04 (quatro) caminhões. Também foram apreendidas e inutilizados 262 metros cúbicos de madeira em tora.

Na guarnição do CBMPA foi empenhado um total de 05 (cinco) militares, sendo que 02 (dois) militares combatentes do gênero feminino que demostraram um alto grau operacional e de comprometimento nas ações que exigiam, técnica e força no manuseio e manutenção de equipamentos tipo motosserras e inutilização de veículos motomecanizados como tratores caminhões.

O CBMPA, junto aos órgãos públicos que compõem os esforços da operação, tem enfrentado esse desafio que é o combate a esses crimes ambientais e a destruição da floresta, bem comum e fundamental ambiental, social e economicamente.