CBMPA ATUA NA 10ª FASE DA OPERAÇÃO “AMAZÔNIA VIVA”
Publicado: 26 de março de 2021 - Hora: 17:23

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA ATUA NA 10ª FASE DA...
CBMPA ATUA NA 10ª FASE DA OPERAÇÃO “AMAZÔNIA VIVA”

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está atuando na 10ª fase da operação “Amazônia Viva” que iniciou neste de março de 2021. A Corporação integra a esta força tarefa de proteção ambiental contra o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia paraense.

Iniciada em junho de 2020, com edições mensais contínuas, a Operação Amazônia Viva, coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas, é composta por órgãos e instituições de controle ambiental e de segurança pública e soma resultados positivos no combate ao desmatamento. Comparando as taxas de desmatamento das áreas estaduais em 2020 com o mesmo período do ano anterior, de julho a setembro (meses de menor índice de chuvas na floresta Amazônica) sofreram a média de redução de 18,26% no Pará. As áreas validadas para embargo, quando o objetivo é propiciar a regeneração do meio ambiente, é de cerca de 39 mil hectares, equivalente a 36 mil campos de futebol.

O CBMPA, através do seu Comando Operacional, participa do planejamento e logística das operações, atua em monitorando de áreas florestais com drone, mapeamento prévio das áreas de risco de incêndio florestal, além do controle de focos de calor identificado por satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A integração estadual de proteção e controle ambiental no Pará é um grande avanço para a preservação do bioma Amazônico.

ASCOM CBMPA

Skip to content