CBMPA assina acordo com a Comunidade Internacional de Prevenção a Incêndios
Publicado: 30 de junho de 2018 - Hora: 20:32

5. CBMPA assina acordo com a Comunidade...
CBMPA assina acordo com a Comunidade Internacional de Prevenção a Incêndios

Na manhã de 29 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) fechou um importante acordo com a instituição norte-americana NFPA, com finalidade de estabelecer parâmetros precisos e melhores resultados na prevenção de incêndios. O acordo representa um marco de progresso para os bombeiros paraenses, visto que o CBMPA será o terceiro a utilizar as normas preventivas no Brasil, sendo o primeiro o Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo e o segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

National Fire Protection Association é um órgão regulamentador, instituído em 1896, que realiza estudos científicos e sistemas de educação e conscientização para a prevenção do fogo. Sua visibilidade e acreditação internacionais comprovam a eficiência dos padrões estabelecidos. Em vista disso, o CBMPA adquiriu por meio de um acordo assinado pelo Comandante-Geral Coronel Zanelli uma tradução para o português dos códigos de prevenção determinados pela Comunidade norte-americana.

Após a tradução e aplicação das regras ao contexto brasileiro, poderão ser utilizadas diversas ferramentas, entre cartilhas, aplicativos, vídeos, palestras e workshops, para levar ao conhecimento público os direcionamentos da NFPA. Os procedimentos preventivos são consequentes de pesquisas e estudos realizados durante muitos anos, e vale ressaltar os casos de incêndios em que pessoas puderam sair ilesas devido às medidas de segurança.

Não foi apenas uma parceria firmada pelo Corpo de Bombeiros do Pará, mas um grande passo em direção à qualidade de vida da população, o que reforça lema da corporação: “vidas alheias e riquezas salvar!”. Trata-se, portanto, da inserção do conhecimento científico nas práticas de segurança dos bombeiros e do fortalecimento na prevenção a incêndios, que é acima de tudo a melhor escolha.

Texto: Júlio Leandro

Fotos:  Sargento Carlos