CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIBERA O SAQUE DO FGTS DOS TRABALHADORES AFETADOS PELAS ENCHENTES NO PARÁ
Publicado: 4 de abril de 2019 - Hora: 18:04

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIBERA O SAQUE...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIBERA O SAQUE DO FGTS DOS TRABALHADORES AFETADOS PELAS ENCHENTES NO PARÁ

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu representantes da Caixa Econômica Federal para esclarecer dúvidas sobre a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos moradores afetados pelas enchentes no Pará. A visita foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, nesta quarta-feira, 03.

“Nós viemos aqui com o objetivo de passar a informação sobre a legislação, a possibilidade de liberação do FGTS para a população atingida por desastres naturais, e principalmente, com o foco de manter a conformidade da documentação para facilitar esse atendimento aos trabalhadores atingidos dessas regiões. Montar uma força tarefa junto com a equipe da Defesa Civil que já está em campo possibilita que nós possamos oferecer o melhor atendimento possível, viabilizar o atendimento aos prazos que são necessários pela legislação vigente, para que a gente consiga de fato cumprir um dos objetivos do FGTS, que é prestar essa assistência”, disse Diego Miranda, Coordenador da Representação do FGTS em Belém, que atua nos estados do Pará e Amapá.

De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, a Caixa Econômica Federal só pode fazer a liberação e o cadastramento depois que o processo é reconhecido pelo sistema da Defesa Civil Nacional, ou seja, a partir do momento em que é reconhecida a situação de emergência dos trabalhadores a receberem o benefício, em um período máximo de 90 dias.

Cabe à Defesa Civil Municipal fazer o levantamento das áreas de risco de determinados bairros, assim como, fazer o cadastramento das informações de modo correto para que o processo ao todo flua com agilidade, tendo em vista o prazo limite.

Pensando nisso, a Defesa Civil Estadual promoverá uma capacitação às Defesas Civis Municipais, com o objetivo de instruir a forma correta de realização desses cadastros. As capacitações ocorrerão de 8 a 12 de abril no município de Brasil Novo, 14 a 19 em Redenção, 22 a 26 na cidade de Itaituba e em maio, no período de 6 a 10, em Paragominas.

“O nosso objetivo aqui, nessa reunião com a Defesa Civil Estadual é trabalhar de forma preventiva, junto a esses órgãos que são responsáveis por fazer o atendimento desses municípios que estão em situação de emergência, dando o conhecimento da possibilidade de saque aos trabalhadores que foram atingidos pelo desastre natural e orientar quanto à documentação que precisa ser apresentada e cadastrada na Caixa. Para que os trabalhadores, no momento certo, possam estar habilitados a realizar o saque, sem problemas”, esclareceu Gisele Sarquis, Assistente Sênior da Caixa Econômica Federal, que atua na área do FGTS.

 

ASCOM CBMPA

Texto e Fotos: Carla Renata Cruz

Arte: Alicia Nunes

 

Skip to content