Bombeiros resgatam filhote de Baleia em Salinas
Publicado: 13 de março de 2019 - Hora: 13:01

5. Bombeiros resgatam filhote de Baleia em...
Bombeiros resgatam filhote de Baleia em Salinas

Nesta terça-feira, dia 12 de março, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar no resgate de um filhote de uma baleia que estava preso em um terreno arenoso, com baixa quantidade de água, na Ilha de Marieta, em Salinas por volta de 15h da tarde.

O filhote de baleia foi avistado por uma moradora da ilha, que rapidamente acionou os bombeiros, que resgataram o animal. A principio, foi realizado a coleta de informações acerca do caso, assim como, o deslocamento da guarnição até o local.

Foi realizado o processo de reprocessamento, para propiciar meio liquido para o mamífero, até que fosse transportado ao mar. Tendo em vista que, o filhote foi encontrado em uma área de baixa mar, acerca de 100 metros de distância da linha de água.

Todos os procedimentos cabíveis foram feitos, em seguida, o animal foi transporta por pranchas rígidas, instrumentalizada por cordas, de forma que o animal não se machucasse. A guarnição permaneceu durante 30 minutos com a baleia no mar. Não percebendo a melhora do animal, o filhote foi colocado no bote salva vidas e deslocado após a arrebentação das ondas para ter liberdade e tranquilidade para se recuperar.

A equipe de resgate composta pelos militares:  Cabo BM Santos Silva, Cabo BM Leles, Cabo BM Seabra e Soldado BM Couto, com o apoio do Sargento BM S.Rocha, coordenados pelo Subcomandante da unidade,  Capitão BM Diego e pelo Subtenente BM James.

Na ocorrência, foi utilizada a  viatura AR-84 para fazer o transporte do bote 40, e também, duas pranchas rígidas, quatro coletes salva vidas, cordas, mangueiras, entre outros equipamentos utilizados.

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: 13°GBM