Bombeiros recebem instrução sobre funcionamento e prevenção de incêndios em placas solares.
Publicado: 28 de fevereiro de 2019 - Hora: 13:24

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Bombeiros recebem instrução sobre funcionamento e...
Bombeiros recebem instrução sobre funcionamento e prevenção de incêndios em placas solares.

Aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro, no quartel do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), instruções sobre o funcionamento de placas solares e medidas de prevenção de incêndios nestas estruturas.

A dinâmica aconteceu nos períodos de manhã e tarde, com instruções teóricas em sala de aula e práticas realizadas na quadra do quartel.

De acordo com pesquisas, a energia gerada a partir da captação dos raios solares possibilita uma energia limpa e renovável, trazendo vários benefícios, como a redução das emissões de fases de efeito estufa e baixo impacto ambiental. Mas apesar dos benefícios, alguns cuidados são indispensáveis, e saber como proceder em situações de pane na estrutura é a principal chave para evitar maiores acidentes.

“Nesta instrução nós estamos focando nos riscos destas instalações solares e falando sobre a prevenção e segurança nesse tipo de instalação em Santarém. Este treinamento é dividido em duas partes, uma parte teórica, instrutiva, onde vamos mostrar as normativas e toda a parte de legislação sobre as instalações solares, e depois vamos ter uma parte prática onde temos três estruturas com equipamentos onde vamos simular uma situação de curto circuito, e possíveis incêndios e tudo que oferece riscos para as instalações solares.” Disse o técnico em eletrotécnica e especialista em energia solar, Márcio Nascimento.

Os dois dias de instrução foram de grande importância, considerando principalmente a crescente no número de instalações de placas solares em residências e empresas em Santarém, sendo necessário saber como agir em uma situação de incêndio, para que o trabalho seja mais eficaz e sem oferecer riscos para os Militares que estão atuando na situação.

Texto: Vanessa Campos/ Ascom 4º GBM
Fotos: William Silva/ Bras Solares 
Skip to content