BOMBEIROS REALIZAM PREVENÇÃO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DA OPERAÇÃO VERÃO
Publicado: 3 de agosto de 2020 - Hora: 10:18

5. BOMBEIROS REALIZAM PREVENÇÃO NO ÚLTIMO FINAL...
BOMBEIROS REALIZAM PREVENÇÃO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DA OPERAÇÃO VERÃO

No último final de semana da Operação Verão Mais Seguro 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará reforçou a prevenção nos balneários do estado para garantir a segurança dos veranistas. As ações bem sucedidas com foco na prevenção, resultaram em um final de operação sem grandes ocorrências.

Mesmo em meio a pandemia de Covid-19, os banhistas lotaram as praias. A ilha de Outeiro é um exemplo disso, foram cerca de 34 mil banhistas aproveitando este último domingo (02) do mês de julho nas águas do balneário que é um dos destinos preferidos da população da Capital. Nos últimos finais de semana, a média diária de 30 mil pessoas se manteve na ilha. E para atender a essa demanda, 40 militares, divididos entre guarda-vidas e bombeiros de resgate, atuaram nas praias da região.

Uma das ocorrências mais comuns nesta operação e que se manteve neste final de semana, é a de localização de crianças.  Apesar do serviço de identificação dos pequenos com as pulseiras de identificação distribuídas nos postos de comando da corporação, muitos pais deixam de realizar esse ato simples para garantir a segurança deles. Segundo o Capitão BM Leonardo Sarges, “Os responsáveis ainda deixam de vir ao nosso posto para identificar as crianças com as pulseiras, o que faz com que esse tipo de situação ocorra com frequência. A atuação rápida e atenta dos bombeiros em conjunto com o Conselho Tutelar tem sido fundamental para resolver esses casos”, conta o militar.

Outro aspecto desta Operação que ganha destaque, é o apoio logístico que o Corpo de Bombeiros, com apoio do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS),  tem dado aos seus militares, com equipamentos como: jetskis, botes, flex boats, lanchas, quadriciclos, torres de observação e ambulâncias. Além dos materiais específicos de atendimento em acidentes veiculares, que resultaram na eficácia das ações de prevenção da instituição neste verão.

Já no município de Salinópolis, outra região que atrai muitos turistas nessa época do ano, as guarnições também contaram com o apoio do Centro de Suprimento e Manutenção de Viaturas e Materiais Operacionais (CSMV/MOp), que esteve durante toda a operação, com uma base de apoio no centro de Salinópolis, composta por militares especializados para o atendimento. Como informou o cabo Juliano, “Estamos prontos para fazer as manutenções preventivas e corretivas, quando necessário, nas viaturas e materiais operacionais utilizados na operação”.

Houve ainda, a atuação fundamental, com agilidade e precisão das equipes do Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) não somente em Salinópolis como em várias regiões do estado, preparadas física e psicologicamente para o atendimento das ocorrências. E ainda, as equipes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP), composto por agentes da segurança pública, atuando em resgates e salvamentos aéreos, como os resgates de um kitesurf que ficou à deriva na praia do Farol Velho e uma senhora que ficou presa com seu veículo em uma área isolada da praia do Atalaia. As equipes do Graesp são altamente treinadas para esse tipo de emergência e de extrema importância no atendimento de casos de difícil acesso e por isso também são operações de alto risco. Segundo o Tenente Coronel PM Perillo, piloto de aeronave, “essa modalidade é muito eficiente porém de risco aos nossos tripulantes por isso a necessidade de um treinamento preciso e intenso”.

Além disso, o efetivo do 13º GBM/Salinas, também teve um papel essencial no recebimento dos militares que chegam de Belém para reforçar a prevenção, Embora não houvesse certeza da realização da operação em virtude da pandemia, nosso efetivo local se preparou para atuar no mês de julho. E recebemos reforço de guarda-vidas da capital que supriu a demanda de público, que este ano apresentou uma diminuição, mas ainda assim, intenso”, afirmou o Major BM Adolfo, Comandante da unidade. No último sábado (01) também foi realizado no 13ºGBM, um culto, com a participação de militares e seus familiares, em agradecimento ao fim da operação.

O Corpo de Bombeiros agradece aos cidadãos paraenses que colaboraram com os trabalhos da corporação durante a Operação, como facilitadores da prevenção ao seguirem as instruções de prevenção, ao cuidarem dos ambientes comuns que são as praias que os aguardam para outros verões, porque um verão mais seguro só se faz na parceria entre os órgãos públicos e a população.