
Militares do Corpo de Bombeiros do Pará participaram na manhã desta sexta-feira (19/05/2017) de uma palestra sobre Assistência Emergencial no Trabalho de Parto, ministrado pela Enfermeira Obstétrica Lilia Pimenta. O evento foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMPA, localizado na Avenida Júlio César, em Belém, e teve objetivo de repassar conhecimentos sobre parto normal aos bombeiros que atuam na área emergencial.
A enfermeira explicou importantes procedimentos que devem ser feitos no atendimento de parto normal, como deixar o bebê nascer sozinho e apenas solicitar que a gestante fique em posição de quatro, entregar imediatamente o bebê a mãe após o parto, secar e fazer movimento circular na costa do recém-nascido para estimular o choro, não dar “tapinha” na criança e nunca tentar puxar a placenta.
“Hoje a maioria das mulheres são socialmente desprotegidas e precisam do auxílio do Sistema Único de Saúde e dos recursos do Corpo de Bombeiros, elas não têm acesso à maternidade fácil, devido às dificuldades financeiras. E os bombeiros têm que estar preparados para atender esse tipo de demanda com os conhecimentos sobre o processo do parto normal”, ressaltou Lilia Pimenta.
O Soldado Kleyfer Nogueira que trabalha no Grupamento de Socorro e Emergência participou da palestra e considerou muito válida ao serviço do Corpo de Bombeiros: “É bom adquirir mais conhecimento sobre parto normal, porque é um tipo de ocorrência que constantemente estamos atendendo”, comentou.
O Diretor de Ensino e Instrução do CBMPA, coronel José Almeida destacou que a palestra sobre Assistência Emergencial no Trabalho de Parto, faz parte de uma programação que está sendo realizada, com a finalidade de capacitar o efetivo da corporação com conhecimentos pertinentes à missão de salvar vidas.
Na palestra foram abordados temas sobre: Anatomia e fisiologia da gravidez; Anexos embrionários e a gestação; Trabalho de Parto; Como assistir o parto de emergência, Reconhecimento de Parto; Cuidados com recém-nascido e complicações.
Texto: Soldado Roclane Damasceno
Fotos: Sargento Carlos Cesar e Voluntário Civil Carlos Yury