BOMBEIROS PARAENSES ATUARÃO EM MOÇAMBIQUE
Publicado: 29 de março de 2019 - Hora: 18:35

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. BOMBEIROS PARAENSES ATUARÃO EM MOÇAMBIQUE
BOMBEIROS PARAENSES ATUARÃO EM MOÇAMBIQUE

Um efetivo composto por 20 bombeiros de vários Estados da Federação, que fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), auxiliará no resgate das vítimas do ciclone que atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas em Moçambique. A equipe embarcará na noite desta sexta-feira (29), sendo esta sua primeira atuação internacional.

Eles atuarão em operações de salvamento e gestão do desastre, a prestar apoio no país Africano. De acordo com a corporação, os militares são referência mundial neste tipo de resgate por causa das técnicas desenvolvidas nas tragédias de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e de Brumadinho.

Dentre os militares, três pertencem ao Corpo de Bombeiros do Pará, O Major Wágner Silva, Subtenente Silvestre Araújo e Sargento Marinaldo dos Santos, todos especializados em operações aquáticas e mergulhadores de resgate do CBMPA. A equipe deve atuar no local por 30 dias, com prazo contando a partir de hoje, podendo ser prorrogado. Os trabalhos começarão no domingo (31). Os militares serão levados por uma aeronave das Forças Armadas, e os materiais, sendo dois veículos, dois botes, três drones, além de ferramentas pesadas usadas em buscas, também serão transportados até o local.

 

O pedido de apoio humanitário foi feito diretamente pelo presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, ao presidente Jair Bolsonaro. O ciclone Idai atingiu o sudeste da África há duas semanas e já provocou a morte de pelo menos 750 pessoas em Moçambique, Zimbabué e Malawi. Cerca de dois milhões de moradores foram afetados. O Brasil ainda enviará remédios para o atendimento de até nove mil pessoas pelo período de um mês. O ministro da justiça e segurança pública, Sérgio Moro, assinou a portaria que autoriza o envio da Força Nacional de Segurança Pública, que foi publicada na edição de hoje, no Diário Oficial da União.

O Comandante da Força Tarefa será o Tenente Coronel Vandernilson Peres, do Corpo de Bombeiros do Acre, tendo como Subcomandante o Major Silva. Os dois oficiais comandaram a Força Tarefa em Brumadinho, em Minas Gerais. A tropa é especialista em salvamento em soterramentos, em enchentes, em inundações, em estruturas colapsadas e em operações aéreas. O envio da tropa foi articulado pelo Governo Federal, através do Ministério das Relações Exteriores.

 

ASCOM CBMPA

Por: Monica Assunção

Skip to content