Bombeiros instalam torres de observação para salva-vidas em Salinas
Publicado: 26 de julho de 2020 - Hora: 09:25

5. Bombeiros instalam torres de observação para...
Bombeiros instalam torres de observação para salva-vidas em Salinas

Os equipamentos fornecidos pela Segurança Pública ao Corpo de Bombeiros ajudam na estratégia de observação e prevenção contra afogamentos e pequenos acidentes na praia do Atalaia

Duas torres de observação foram instaladas este final de semana na praia do Atalaia, no município de Salinópolis, nordeste paraense. As torres são utilizadas pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros com o objetivo de monitorar e auxiliar os banhistas e evitar acidentes. Esta é uma novidade da “Operação Verão 2020: Saúde, Segurança e Responsabilidade”, que ocorre até três de agosto em 40 localidades paraenses.

PARCERIAS INSTITUCIONAIS

Coordenador operacional da Segup, coronel Helton Moraes informou que os cadeirões de fiscalização estão instalados próximo ao atalho da Sofia e o outro próximo à entrada principal da praia do Atalaia. “Os cadeirões de praia servirão aos guardas-vidas do Corpo de Bombeiros, pois sendo eles mais elevados permitem maior percepção da zona de perigo para as pessoas potencialmente em risco. Os cadeirões fornecidos pela Segurança Pública estadual ao Corpo de Bombeiros ajudam na estratégia de observação e prevenção contra afogamentos e pequenos acidentes na praia”

As torres foram confeccionadas por internos da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap) a partir de madeiras doadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), provenientes de apreensões feitas pelo Instituto em parceria com a  Secretaria de Meio Ambiente (Semas).

Ao todo foram utilizados mais de 20 metros³ de madeira na construção das torres e ainda de cavaletes e bandeirolas que ordenam o fluxo na praia do Atalaia.

A parceria e integração entre a Seap, Semas e Ibama garantiu um equipamento seguro, com uma economia de mais de R$ 40 mil ao erário.

Reprodução: Agência Pará